De 11 a 17 de abril uma missão empresarial formada por 28 empresas sergipanas visitará Angola. O objetivo da viagem é estabelecer contatos comerciais com o país permitindo que os empresários sergipanos exponham seus produtos, estimulando a exportação, o surgimento de novas parcerias comercias e a abertura de mercado. Para facilitar esses contatos a diretoria do Sebrae visitou o Ministério das Relações Exteriores com o intuito de solicitar o apoio da Secretaria de Comunicação da Embaixada Brasileira em Angola.
De acordo com o diretor do Sebrae, Emanoel Sobral, a comissão também foi até a Agência de Promoção da Exportação do Brasil (Apex) para uma visita de cortesia à Embaixada de Angola, “onde apresentamos os produtos que serão levados pelos sergipanos. A missão já conta com a adesão de 28 empreendimentos que trabalham com alimentação, móveis, prestadoras de serviço da cadeia do petróleo e gás, cosméticos, embarcações, couro, pisos e revestimentos cerâmicos, confecções, velas, sabão, indústria têxtil, entre outros”, revelou.
O superintendente do Sebrae, Zezinho Guimarães, explicou que o país passa por uma fase pós-guerra, de reconstrução, e necessita retomar o crescimento. “Ricos em Petróleo e diamante, os angolanos estão interessados em produtos de consumo e até serviços. Depois do Seminário de Habilitação para Missão a Angola, onde foram apresentados todos os detalhes da viagem, várias empresas confirmaram a participação na missão. As empresas que seguirão para a Angola terão uma agenda previamente marcada pelo Sebrae, colocando frente a frente quem quer vender e quem quer comprar”, disse.
Segundo o diplomata de Angola, Isau Sulano Boco, que esteve em Aracaju participando do Seminário de Habilitação, o Brasil está entre os cinco principais supridores das importações daquele país, com uma participação de U$$ 235 milhões, em 2003. A facilidade da língua portuguesa, a religião predominantemente católica, o clima e a similaridade da cultura são variáveis que favorecem Sergipe na conquista do mercado Angolano, afirmou o Isau.
O Sebrae, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Centro Internacional de Negócios da Bahia, da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola e das Federações da Indústria e do Comércio do Estado de Sergipe, está coordenando a missão. Para obter mais informações, entre em contato com a Unidade de Comércio Exterior do Sebrae, telefone (79) 2106-7737.