Defesos têm ajudado na conscientização da população

Após a realização da segunda etapa do defeso do caranguejo no Estado, que terminou no último dia 15, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sergipe emitiu nota relatando que a medida tem surtido efeito educativo entre catadores, comerciantes e consumidores. Segundo o gerente executivo do órgão no Estado, Márcio Macedo, a população está mais consciente da necessidade de respeitar os períodos do defeso.

 

Este ano o Ibama Nacional proibiu, nas regiões Norte e Nordeste, a captura, transporte, industrialização ou comercialização do Caranguejo-Uçá em três períodos diferentes: de 11 a 18 de janeiro, de 9 a 15 de fevereiro e de 11 a 18 de março. Nessas épocas, segundo o órgão, acontecem os ciclos de reprodução do caranguejo (conhecidos como andada), por isto a proibição da caçada. O órgão em Sergipe explicou que, na primeira etapa do defeso, focou as ações em educar e sensibilizar as comunidades envolvidas com a captura dos crustáceos. Esta atividade foi realizada através de palestras e reuniões organizadas pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA.

 

Nos encontros os catadores conhecem os malefícios do uso das ‘redinhas’ e são informados, também, da proibição da captura de fêmeas e de caranguejos com menos de 6 cm de carapaça. “Esses trabalho de conscientização vem surtindo efeitos visíveis”, afirma Macedo. Segundo ele, no balanço feito das seis ações ficalizadoras realizadas na segunda etapa do defeso – entre 9 1 15 de fevereiro – foram apreendidos apenas 241 caranguejos, em três lotes distribuídos nos municípios de Aracaju, Itabaiana e Itabaianinha.

 

Os técnicos também realizaram ações nos municípios de Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros, Maruim, Laranjeiras, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba e Tomar do Geru. Em Aracaju os fiscais concentraram esforços nas feiras – Mercado Central, Augusto Franco e Orlando Dantas -, além de bares e restaurantes, principalmente aqueles localizados na Passarela do Caranguejo e Praia do Sarney. As ações continuarão na terceira etapa do defeso, que acontece de 11 a 18 de março.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais