O Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc) recebeu da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 470 toneladas de feijão e 270 toneladas de arroz. Este foi o maior volume de doações de um único parceiro do projeto até o momento. Os itens doados são fruto de uma super-safra do Programa Agricultura Familiar, no ano passado. Neste o Governo Federal garante a compra da produção de pequenos agricultores.
Para a regional Sergipe do Mesa Brasil foram destinadas 15 toneladas de feijão.Elas serão distribuídas às entidades e instituições cadastradas no programa aqui no Estado. Segundo a Assessoria do Sesc Sergipe, paralelo a entrega do feijão, a coordenação local do Mesa está também fornecendo informações e orientações aos beneficiados quanto aos cuidados necessários para o seu armazenamento e preparação. O objetivo é promover um melhor aproveitamento e a redução de perdas do alimento doado.
Desde de sua implementação, uma das mais importantes estratégias do Mesa Brasil, têm sido as parcerias. Segundo o Sesc, esse trabalho conjunto com as empresas rendeu, em 2004, em Sergipe, a arrecadação de mais de 47 toneladas de alimentos, que foram repassados para 16 instituições sociais, beneficiando 2.076 pessoas.
A Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que regula as políticas agrícolas e de abastecimento do país. Segundo o coordenador nacional do Programa, William Bezerra da Silveira, o feijão doado ao Mesa Brasil irá beneficiar 20 Departamentos Regionais do SESC.