“De CPMF em CPMF…”, por Wenderson Wanzeller

Em 2004 a Receita Federal arrecadou um total de R$ 26,4 bilhões com a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).  Este valor, quando comparado com o ano de 2003, registra um incremento de 14,7% na arrecadação anual do governo, ou seja, em 2004 nós pagamos mais impostos do que no ano de 2003.

 

O processo de bancarização esta ocorrendo com muita eficácia em todo o Brasil. As pessoas que não tinham nenhum acesso a uma conta corrente agora só precisam apresentar o seu documento de identidade e CPF, para que tenham, com muita facilidade, uma conta aberta em seu nome.

 

Com esta GRANDE JOGADA do governo, ao criar o processo de bancarização, a arrecadação de impostos deverá aumentar significativamente neste ano de 2005. Pois a CPMF só pode ser cobrada quando existe uma movimentação financeira realizada através de uma conta bancária, ainda que ela venha a pertencer a pessoas que sejam economicamente menos favorecidas.

 

A CPMF vem se consolidando realmente como um grande negócio. E há quem diga que isso tudo não passou de uma bem bolada estratégia de marketing do governo, onde a principal sacada foi a de conseguir convencer a todos de que o “P”, que é de “permanente”, não passaria de um simples “P” de “provisório”.

 

Até a próxima semana!

 

Wenderson Wanzeller é atuário, colunista e comentarista econômico

wanzeller@infonet.com.br

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais