“Musicalidade”, por Rubens Lisboa

L A N Ç A M E N T O

 

Cantor: ALCEU VALENÇA

CD: NA EMBOLADA DO TEMPO

Gravadora: INDIE RECORDS

 

 

Um disco de Alceu Valença é sempre um disco de Alceu Valença. Ele é do tipo de artista que imprime a marca, única e instransferível, ao seus trabalhos, fazendo-os reconhecíveis à primeira ouvida. Sua mistura de ritmos nordestinos (forró, frevo, embolada, maracatu) é conhecida de há muito, mas sempre se parece nova.

 

Nascido em Pernambuco, Alceu cresceu ouvindo música brasileira nos alto-falantes das feiras, indo mergulhar efetivamente no campo da música no final da década de 60 quando participou de alguns festivais. Em 1972, gravou seu primeiro LP ao lado de Geraldo Azevedo, mas o sucesso mesmo só veio a acontecer a partir dos anos 80 com o estouro das músicas “Coração Bobo” e “Tropicana”.

 

Em seu novo trabalho, já nas lojas, Alceu se debruça sobre o tempo, suas nuanças, conseqüências e variações. “O tempo em si não tem fim e não tem começo. Mesmo pensado ao avesso, não se pode mensurar”, diz o compositor na bela faixa-título, a melhor do CD, onde se ouvem berimbaus misturados à programação eletrônica que serve de cama para a melodia concebida à moda dos cantadores. Outro destaque vai para a canção “Noite Vazia” e sua letra muito bem construída, com imagens que saltam da imaginação do ouvinte, transformando-a num videoclip hipnótico.

 

Com o parceiro Emmanoel Cavalcanti, Alceu compôs a singela “Romance da Moreninha”, que vem acompanhada por um apropriado arranjo de cordas, e do amigo J. Michiles, sempre presente no seu repertório, gravou o endiabrado frevo “Vampira”.

 

Há, ainda, outros momentos bastante inspirados no disco, como o suave “Samba do Tempo” e as românticas “Quando Você Foi Embora” e “Depois do Amor”, esta candidata a hit instantâneo. A faixa “Ai de Ti, Copacabana” homenageia Rubem Braga, Dorival Caymmi e João de Barro através de seus versos carregados de mar e o maracatu pernambucano marca presença com “Carnaval na Marins”.

 

A produção do CD é assinada pelo competente Paulo Rafael, exímio guitarrista da banda que acompanha Alceu e que conhece o trabalho do pernambucano de há muito.

 

Se é verdade que não está entre os melhores títulos de sua vasta discografia, este novo CD serve para mostrar que Alceu não se estagnou e continua produzindo e para comprovar que, dentre os artistas nordestinos, aqueles seus contemporâneos de estrada, talvez seja o único que não se desviou da rota e insiste em fazer música de qualidade, sem ceder às concessões do mercado.

 

N O V I D A D E S

 

·                     Já está à disposição de quem interessar possa o CD intitulado ”Music From Northeast Brazil”, uma interessante coletânea com diversos nomes de uma galera que faz música brasileira de qualidade. E para a felicidade nossa, dele consta uma canção do baiano mais sergipano que existe, o arteiro compositor e cantor Alex Sant’anna. A canção incluída foi a bela “Poesia de Barro”, faixa que também abre o primeiro CD solo do rapaz, o excelente “Aplausos Mudos, Vaias Amplificadas” e que pode ser adquirido na CD Clube Locadora ou na Casa do Artista. Muito massa!

·                     Anota aí na sua agenda porque essa é realmente imperdível! Os grandes compositores e cantores sergipanos Irmão Z e Tom Robson estão realizando uma série de shows durante este mês de março, sempre às 18 horas de todas as quintas-feiras, no Teatro Lourival Baptista que, para quem não sabe, se localiza na Rua Laranjeiras, bem pertinho da linha do trem (Avenida Rio de Janeiro). Só mesmo quem for muito babaca é que vai perder este grande encontro de dois dos maiores nomes da nossa música sergipana…

·                     E vem coisa muito boa por aí! Em breve, o nosso querido Marco Vilane, que atualmente batalha sua carreira em Sampa, estará pondo no mercado o seu segundo e aguardado CD. Anota aí: o trabalho vem recheado de novidades. Só para despertar a curiosidade geral, o disco contará com participações especialíssimas: Tom Zé cantando e Dominguinhos tocando. Quem viver, verá!

·                     O Rei Roberto Carlos também estará presente na trilha sonora da telenovela “América”. Ele participará com um sucesso inédito em sua voz: “A volta”. A música é uma autoria sua com Erasmo Carlos e data dos tempos da Jovem Guarda. Naquela época, apenas o conjunto Os Vips gravaram a canção.

·                     Emílio Santiago acabou de gravar o CD e o DVD “O Melhor das Aquarelas”, durante show realizado no Canecão. Como o título indica, o repertório do novo trabalho do cantor contou com sucessos gravados na série de discos “Aquarela Brasileira”, além de algumas faixas inéditas, como, por exemplo, “Tempestade Em Alto Mar”, de Altay Veloso.

·                     A banda Los Hermanos já está trabalhando em seu quarto disco e para isso os seus integrantes já se retiraram para um sítio na região serrana a fim de comporem suas novas músicas, da mesma forma como ocorreu em seu último trabalho. A produção ficará por conta de Kassin. Já o primeiro DVD da banda, “Los Hermanos no Cine Íris”, estará chegando às lojas ainda este mês. O registro, dirigido por Eduardo Valente, também conta com um documentário intitulado “Além Do Que Se Vê”, que mostra todas as etapas da produção do último CD lançado pela banda, o bom “Ventura”, que saiu em 2003. 

·                     O compositor e cantor pernambucano Lenine está mesmo em alta: foi escolhido para produzir o novo CD de estúdio de Elba Ramalho e também o segundo álbum de Maria Rita! Mas falando em Elba, enquanto termina de gravar o disco acima citado, a paraibana lança, ainda agora em março, um disco gravado ao vivo durante a temporada de shows que fez com Dominguinhos no ano passado. Dentre regravações de “Isso Aqui Tá Bom Demais”, “Pedras que Cantam” e “De Volta pro Aconchego”, consta a inédita “Chama”, de autoria de Tato, o vocalista do grupo Falamansa. 

·                     Com lançamento previsto para o mês de abril pela gravadora Trama, o novo CD de Ed Motta contará com as participações especiais de Alcione na canção “Samba Azul” e do percussionista Laudir de Oliveira na faixa “A Charada”. Nele, Ed vai inaugurar parceria com o sambista Nei Lopes. Também estarão sendo lançados pela Trama, ainda neste primeiro semestre, os novos trabalhos de Otto, Gal Costa, Simoninha e Cláudio Zoli.

·                     Lançamento da Tratore, o musical infantil “Presépio Cantado” resultou em um CD delicado e inteligente. Idealizado por vários artistas mineiros, todas as músicas (cujas letras relatam o nascimento de Jesus Cristo) são de autoria de Flávio Henrique. Embora seja um projeto eminentemente voltado para a criançada, o disco deverá agradar também ao público adulto que certamente se encantará com as canções interpretadas pelas belas vozes de Alda Rezende, Marina Machado, Regina Spósito e Sylvia Klein, todas elas cantoras em ascensão no atual mercado fonográfico nacional.

 

Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais