A comemoração dos 83 anos do PC do B tem gerado uma série de fatos políticos muito significativos. Desde o lançamento pelo Comitê Central de uma plataforma política imediata, passando pelas manifestações de apreço de diversos partidos e personalidades , até as reuniões e atos públicos em diversos estados e municípios.
O acúmulo que o PC do B realizou em todos os grandes momentos históricos do país em oito décadas , lhe garantem um lugar destacado no cenário político nacional. Todas as batalhas pelo desenvolvimento soberano, pela democracia e liberdade, os direitos do povo e o socialismo tiveram a contribuição marcante do PC do B.
Ter se mantido sempre no centro da luta de classe, apontando sua posição e soluções concretas para as grandes questões do momento tem sido um fator de sua permanente atualidade.
O esforço de manutenção de vínculos com o movimento da juventude, dos trabalhadores, da intelectualidade e dos artistas , das mulheres , dos movimentos sociais em geral tem sido fator de rejuvenescimento.
O PC do B é no país o detentor de um pensamento socialista renovado, que soube avaliar as derrotas das experiências de construção do socialismo para tirar lições que apontam para a reafirmação de princípios teóricos com o esforço de conhecimento e transformação da realidade brasileira.
O PC do B ao tempo que aprovou o programa de transição para o socialismo tem acumulado forças nas tarefas imediatas desde o fim da ditadura com os períodos da transição democrática, frente contra o neoliberalismo e agora em busca de uma alternativa de desenvolvimento nacional , democrático com valorização do trabalho iniciado com o governo de Lula.
Compreendendo hoje as possibilidades do novo ciclo político o PC do B comemora os 83 anos tomando medidas para fortalecer sua relação com os trabalhadores, realizando o seu 11º Congresso , que vai debater a relação dos objetivos táticos imediatos com nossa estratégia de transição para o socialismo, atualizando os Estatutos e nossas normas organizativas, preservando o centralismo democrático.
É um partido que está decidido a lutar pelo êxito do governo Lula no calor das manifestações das ruas nas pressões pelas mudanças, através de seus parlamentares e Ministros , membros de governos estaduais e municipais e militantes de todos os locais.
Vivendo o maior período de legalidade de sua existência 1985-2005, o PC do B trabalha para que a reforma política que país precisa venha de fato para fortalecer os partidos políticos, ampliar e fortalecer a democracia . Custou muito caro ao povo brasileiro e aos comunistas em especial o momento de maior liberdade política que o país vive hoje. O PC do B deseja que este fato auspicioso seja impulsionador de desenvolvimento soberano, democracia e valorização do trabalho.
Bosco Rolemberg é presidente Estadual do PC do B