Ontem, dia 13, durante a sessão da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) fez um pronunciamento no qual defendeu a Ordem dos Frades Franciscanos de São Cristóvão. Segundo o parlamentar, os frades receberam uma carta do Governo Provincial dos Franciscanos do Nordeste determinando o fim do trabalho religioso e social realizado pelo Convento de São Francisco há 347 anos na comunidade.
“De forma até agora inexplicável, o Governo Provincial põe fim a toda uma história dos franciscanos com a população da cidade, marcada pelos ensinamentos cristãos voltados para a simplicidade, a humildade, a pobreza e o amor ao próximo”, disse o parlamentar.
Para o deputado, a obra franciscana extrapolou o papel religioso, tendo erguido em São Cristóvão além do Convento de São Francisco, o Hospital Senhor dos Passos, o Centro Social Santa Clara, o Jardim de Infância Santana (hoje Frei Fernando) e outras obras voltadas para a catequese das crianças, formação dos jovens e acompanhamento das famílias, conforme informou Gualberto.
“A cidade já está se mobilizando para que o convento ali permaneça. Um abaixo-assinado, por exemplo, está correndo na cidade e já tem até o momento três mil assinaturas. Não dá para entender porque o convento de São Cristóvão, o primeiro a ser fundado em Sergipe, considerado o berço dos franciscanos no Estado, deve ser fechado”, declarou Gualberto.
O parlamentar aproveitou a ocasião para solicitar o apoio dos demais deputados nesta empreitada. Gualberto quer que a decisão do Governo Provincial seja revertida e a comunidade franciscana possa continuar atuando no Município de São Cristóvão.