FUP comemora 10 anos da Greve de 1995

Hoje, dia 3 de maio, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) deve estar realizando um ato nacional para comemorar os dez anos da greve nacional de 1995. Para os petroleiros a paralisação tornou-se histórica. Deflagrada entre maio e junho daquele ano, a greve durou 32 dias e contou com a adesão de cerca de 90% dos petroleiros.

A greve, que tinha como pauta a luta contra a redução de direitos e o arrocho salarial, foi realizada numa ação conjunta com outros setores do serviço público brasileiro. Ná época a decisão de levar a diante a idéia da paralisação teve também como estímulo a recusa da Petrobras em não cumprir o que havia sido acordado com os trabalhadores da empresa.

Os petroleiros paralisaram as atividades em refinarias, plataformas, terminais e unidades administrativas da empresa. Após uma semana de greve o Tribunal Superior do Trabalho julgou-a abusiva. Contudo, a categoria não recuou mantendo sua posição mesmo depois de divulgada a primeira lista de demitidos, que incluía o então coordenador geral da FUP, Antônio Carlos Spis e mais 25 funcionários da Petrobras.  

Em função do ocorrido foi montada uma frente parlamentar que tinha como objetivo intermediar a reabertura das negociações com a Petrobras, em nome do Congresso Nacional. A Lei de Anistia que reintegrou os demitidos na ocasião somente foi aprovada em 2003.

Para saber mais sobre a greve de 1995 clique aqui.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais