“Musicalidade”, por Rubens Lisboa

L A N Ç A M E N T O     1

 

Cantor: NETINHO

CD: “OUTRA VERSÃO”

Gravadora: EMI

 

Depois de um tempo afastado da carreira artística, devido a uma crise pessoal causada por lamentável incidente, o cantor baiano Netinho, um dos expoentes máximos do ‘boom’ causado pelo axé music nos anos 90, resolveu voltar à ativa, só que agora longe dos baticuns característicos dos carnavais e micaretas. Nesse intervalo, ele chegou a gravar um disco no qual registrou grandes sucessos da MPB, mas o mesmo nunca chegou a ser efetivamente lançado, por ter sido considerado, por sua antiga gravadora, um trabalho pouco comercial.

 

O CD que está chegando às lojas continua a trazer canções dançantes e alegres, porém calcadas no balanço pop. O título do álbum já diz tudo: é Netinho de volta, tentando se reerguer no mundo da música, mas com uma outra versão, menos baiana e mais universal, talvez. Dez das doze faixas são assinadas pelo próprio cantor, a oito mãos, em parceria com Tenisson Del Rey, Paulo Vascon e Gérson Guimarães. São canções despretensiosas, com letras contendo mensagens positivas e melodias facilmente assimiláveis.

 

Se é verdade que a produção pouco ousada de Marcelo Sussekind deu um ar meio “plastificado” ao CD (chegando a lembrar os trabalhos menos inspirados do grupo Roupa Nova), também é certo que Netinho continua cantando muito bem, com sua voz limpa e gostosa de se ouvir, sem quaisquer maneirismos nem vícios americanizados. Dentre os destaques estão as músicas “Abra a Sua Cabeça”, “Dose Única” e “Não Tenho Pressa”, mas a melhor canção do CD é, disparado, “A Menina das Meninas”, uma homenagem a “A Outra Banda da Terra”, lendário grupo formado pelos músicos Tomás Improta, Arnaldo Brandão, Perinho Santana e Marcelo Costa (os quais participam da faixa) e que, na década de 70, acompanhava Caetano Veloso em seus shows.

 

O fato é que Netinho está se permitindo mudar e isto, além de lhe ser um direito, não deixa de ser corajoso, salutar e louvável. Agora, é torcer para que o carisma do rapaz continue intacto porque ele merece voltar a ter o sucesso e o reconhecimento de outrora. Bola pra frente!  

 

L A N Ç A M E N T O     2

 

Cantora: GIL

CD: “O CANTO DA SEREIA”

Gravadora: EMI

 

A cantora Gil, ex-vocalista da Banda Beijo, está lançando o seu 5º CD solo, no qual comprova o que muita gente já sabia: a garota tem muito pique e canta bem, além de ser bastante simpática e carismática. É claro que, tendo a carreira pautada pelos trios elétricos, não poderiam faltar, nesse novo trabalho, canções voltadas para a folia de todo ano e do ano inteiro. Assim, estão presentes o samba-reggae “Vem de Lá” e a energética “Chegou o Verão”, carro-chefe que já vem sendo maciçamente executada pelas rádios.

 

Mas o fato é que, felizmente, Gil conseguiu dar vários passos para frente com esse disco, devendo se destacar a insuspeitada escolha dos compositores das músicas que integram o repertório do álbum: há feras como Moraes Moreira (no contagiante frevo “Vou Tirar de Letra”), Marina Lima (na radiofônica “Notícias”) e Ivan Lins (na caribenha “Ai, ai, ai, ai, ai”), todos responsáveis por bons momentos do CD.

Mas, embora seja alvissareiro rever o talento de Sérgio Sá (na inspirada “A Festa Já Começou”) e cause grande e agradável surpresa encontrar Capinam e Jards Macalé numa parceria tão alegre (“Pula, Pula”), os melhores momentos do disco ficam mesmo quando Gil mostra o seu lado de poderosa intérprete, pincelando com novas cores os belos hits românticos de Moska e Chico Buarque (“Pensando em Você” e “Tatuagem”, respectivamente, esta última já devidamente incluída na trilha sonora da novela global “A Lua Me Disse”).

 

Enfim, trata-se de um trabalho muito bem-vindo até porque denota o começo de uma virada na carreira dessa baiana arretada!

 

N O V I D A D E S

 

·                     Na última segunda-feira, o Ministério da Cultura e a Funarte implantaram as Câmaras Setoriais de Cultura, cujo principal objetivo é fortalecer a produção em segmentos da cultura brasileira. O lançamento das Câmaras Setoriais contou com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, do Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira e do Presidente da Funarte, Antônio Grassi, além de diversos representantes da classe artística.

·                     A BMG resolveu lançar uma compilação de músicas que fizeram grande sucesso na voz de Roberto Carlos mas que não são de sua autoria. Assim, nasceu o CD “Os Sucessos Que o Rei Cantou”, com 14 faixas nas vozes de diferentes intérpretes. Entre previsibilidades, como “Outra Vez”, “Como Vai Você”, e “Pra Você”, nas vozes de Maria Bethânia, Daniela Mercury e Gal Costa, respectivamente, há surpresas como as raríssimas gravações de Eliana Pittman em “Abandono” e de Lolita Rodrigues em “Nosso Amor”.  Entre os destaques estão “Custe o Que Custar” (com Fágner), “Jogo de Damas” (com Milton Carlos) e “Eu Daria Minha Vida” (com Fafá de Belém). 

·                     Cumprindo promessa feita ano passado, o uruguaio Jorge Drexler (que ganhou o Oscar deste ano na categoria de melhor canção com a sua “Al Otro Lado Del Rio”, da trilha do filme “Diários de Motocicleta”) já enviou quatro músicas inéditas para Maria Rita que deverá incluir uma ou duas delas no seu segundo CD, em fase de pré-produção. O disco, que será produzido por Lenine, será lançado no segundo semestre e também deverá contar com faixa de autoria do pernambucano Junio Barreto. Ainda deverão estar presentes no repertório do novo álbum os compositores Edu Tedesco (provavelmente com o bom samba “Conta Outra”) e Marcelo Camelo (que vem sendo bastante elogiado pela cantora em seus shows).

·                     Cid Campos é um compositor com um pé na poesia concreta. Em seu novo CD intitulado “Fala da Palavra” (que está sendo posto no mercado de maneira independente), ele deixa isso mais uma vez bem claro através das treze canções nas quais ele próprio também toca teclados e baixo. O som tem pegada roqueira e samplers estão presentes em quase todas as faixas. Há parcerias com Arnaldo Antunes (“Aqui”), Wálter Franco (“Eu Real”) e Augusto de Campos (“Sem Saída”).

·                     O nono CD de Margareth Menezes estará nas lojas até o final deste mês e recebeu o título definitivo de “Pra Você”. Além da canção “Abanaê” (que já tocou muito no Carnaval baiano deste ano), a cantora regravou “Só Eu e Mais Ninguém”, música de Vinícius Cantuária, na qual conta com a participação especial de Cláudio Zoli, e registrou a versão de “Como Tu”, do colombiano Carlos Vives, num inspirado dueto com Ivete Sangalo. Depois de algum tempo um tanto esquecida, Margareth, de uns dois anos para cá, vem voltando a fazer o merecido sucesso que conheceu no início da carreira.

·                     No CD ao vivo que Pedro Mariano registrou em São Paulo, com produção de Otávio de Moraes e que será lançado pela Universal, o artista faz um resumo dos seus dez anos de carreira. Além de canções já registradas pelo cantor (como “Voz no Ouvido”, “De Repente” e “Livre Pra Viver”), Pedro gravou inéditas de Frejat (“Três Moedas”), Jorge Vercilo (“Quase Amor”) e Jair Oliveira (“Colorida e Bela”). Há as participações de Sandy e de Luciana Mello. Algumas das músicas inéditas que constam deste projeto ao vivo já tinham sido gravadas pelo cantor num CD de estúdio que ia sair no ano passado, mas que teve seu lançamento abortado (depois de inteiramente pronto) por conta de mudanças na diretoria da gravadora EMI.

·                     O CD MTV ao Vivo do grupo Jota Quest, embalado pelo megasucesso da canção “Amor Maior”, acaba de chegar na casa das 580 mil cópias vendidas, o que, convenhamos, não é para qualquer um. Para não perder o pique, o grupo está lançando um outro projeto ao vivo, registrado durante show realizado no Rio de Janeiro, e que tem como destaque a regravação de “Ive Brussel”, canção bastante conhecida de Jorge Ben Jor. Com o lançamento deste segundo projeto ao vivo consecutivo do Jota Quest, a gravadora Sony-BMG espera popularizar no Brasil o formato bootleg (termo usado no exterior para designar discos que registram shows de forma não convencional, para consumo de fãs).

 

Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais