Administração pública migra para softwares livres

Muitos órgãos da administração pública já estão começando a utilizar softwares livres, entre eles, Correios, INSS, Dataprev e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Este tipo de programa para computador não possui direitos de utilização, podendo ser usados por qualquer empresa ou usuário doméstico, o que representa uma economia muito maior.

 

Agora, os governos municipal e estadual também estão pretendendo se adequar a estes softwares, que podem ser usados, modificados e distribuídos livremente. Esse assunto será uma das abordagens do Fórum de Tecnologia da Informação. Para agilizar ainda mais a implantação dos softwares, o Governo do Estado está realizando testes de compatibilidade para adotá-los como padrão.

 

Conforme explicou o diretor técnico da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, Euler José Ribeiro, as secretarias administrativas utilizam várias aplicações que não funcionam em Software Livre, só em Windows. “Para fazer a migração desses programas para um sistema operacional ‘livre’, no caso o Linux, é necessária uma adaptação técnica nesses programas. Redesenvolver essas aplicações custa caro”, informa.

 

FÓRUM – Batiza como “Digital – Fórum de Tecnologia da Informação”, o evento será um dos primeiros realizados no Estado para abranger temas como Governança de Tecnologia da Informação, Redes de Telecomunicações e Segurança da Informação.

 

Ele será realizado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Profissional (AADP) em 11 de agosto e já está com as inscrições abertas. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site www.aadp.org.br. O evento tem o patrocínio oficial dos Correios e o apoio de empresas como o Shopping Riomar, Claro, Quality Hotel e AlfamaWeb.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais