Ato celebra expansão da UFS

Políticos e entidades formaram a mesa do ato junto com o reitor e o vice-reitor da UFS
“Um momento histórico para Sergipe”. Esta é a frase que melhor define o ato realizado, hoje pela manhã, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Organizado pela própria instituição, o evento tinha como objetivo celebrar a expansão da Universidade que ainda este ano estará instalando um campus na cidade de Itabaiana, no agreste de Sergipe.

 

O ato foi marcado pela presença de vereadores, deputados, movimentos sociais, prefeitos de diversos municípios sergipanos e de pessoas de Itabaiana, que vieram à capital celebrar a notícia. Dando início à comemoração, o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, falou sobre a importância da expansão da Universidade Federal e aproveitou para agradecer a toda a sociedade sergipana que se uniu para que que esse sonho, conforme colocou, se realizasse.

 

“Há momentos raros em que se formam consensos, onde as pessoas de diferentes posições e partidos deixam isso de lado em prol de um objetivo, e a expansão da Universidade Federal de Sergipe é um desses momentos raros. No ato de nossa posse, apresentamos o Plano de Expansão ao ministro da Educação. Quando o mesmo sinalizou dizendo que o Governo iria promover a expansão de algumas universidades, vimos que não podíamos perder essa janela que se abria para a nossa Universidade”, disse o reitor com satisfação.

 

Josué Modesto: satisfeito com a intalação do campus em Itabaiana 
Subrinho destacou ainda que o projeto de extensão da UFS não é um projeto pessoal, nem de uma classe política e sim de todo o povo sergipano e que por isso a luta pela concretização de todo o Plano não irá parar – a proposta da UFS para o Ministério da Educação prevê a instalação de campi da Universidade Federal nas cinco regiões do Estado. “Esse deixou de ser um desejo da UFS para ser da sociedade. Por isso, esperamos que não nos continue faltando apoio político dos nossos parlamentares e do povo de Sergipe. O processo de expansão não é fácil. Dependemos de autorização e liberação de verba do Governo Federal, mas nós vamos em frente. Esse é o início de um processo que não se esgota com Itabaiana. A proposta é de levar efetivamente a presença da Universidade Federal às cinco regiões, o que significa a instalação de cinco campi”, afirmou Subrinho.

 

Dando continuidade ao ato, a palavra foi franqueada aos presentes. O primeiro a falar foi o prefeito de Estância, Ivan Leite. “É uma vitória para Sergipe e a bancada sergipana deu o exemplo, pois somos pequenos e se não fossemos unidos não teríamos conseguido nada.”, disse o prefeito lembrando que Sergipe não estava na lista de Estados que seriam contemplados com a expansão das universidades federais, mas que devido à união dos prefeitos, políticos e da sociedade, o MEC reviu a situação e contemplou Sergipe.

 

Ivan Leite pediu apoio para a instalação de um campus em Estância
Leite aproveitou ainda para pedir o apoio dos presentes para que Estância também seja contemplada com um campus da UFS. “Aproveito e deixo aqui o meu pedido de apoio para que Estância também tenha a felicidade de ser contemplada com uma unidade da Universidade Federal e com a instalação do curso de medicina. Lá tem um hospital que é um grande devedor da União, sendo assim, ele já pertence ao Governo Federal o que facilitaria a instalação de um hospital universitário”, concluiu o prefeito de Estância.

 

Quem falou também foi o preito em exercício da capital, Edvaldo Nogueira. Ele fez questão de relembrar seus tempo de universidade ao lado do prefeito Marcelo Déda no intuito de ressaltar o quanto a UFS foi importante na sua formação não só acadêmica como também política. Além disso, Nogueira ressaltou a união daqueles que têm lutado pelo Plano de Expansão da Universidade Federal. “Hoje, aqui reunidos, nós temos pessoas desde o PCdoB, passando pelo PT, PTB, entidades não partidárias, até o PFL. Isso é importante porque essa causa não tem um pai ou uma mãe, ela é do povo de Sergipe”, disse o prefeito em exercício.

 

Edvaldo Nogueira: expansão vai ajudar no desenvolvimento do Estado 
Na seqüência, falaram o presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Passos; o vereador Iran Barbosa, o prefeitos de Poço Redondo, Propriá, Glória, São Cristóvão; a representante do governador do Estado, professora Márcia Valéria; o presidente da CUT, Antônio Góis; e da OAB, Henri Clay Andrade. Concluindo a rodada de falas, a palavra foi passada para a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça. Dizendo-se muito feliz com a decisão do MEC, a administradora municipal acredita que a instalação de um campus da Universidade Federal de Sergipe em seu município será de fundamental importância para o desenvolvimento da região agreste do Estado.

 

“É uma grande satisfação estar vivendo esse momento. A expansão da Universidade garante o desenvolvimento do nosso Estado que é pequenino, mas desenvolvido porque tem uma Universidade Federal. Agradeço ao reitor Josué Modesto e à intervenção incisiva de Marcelo Déda na reunião que tivemos em Brasília com o ministro da Educação, Tarso Genro. Todos nós prefeitos lutamos para que a expansão acontecesse concretamente independente do município que viesse a ser contemplado. Precisávamos fortemente lutar para que Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana fossem contemplados com o plano de expansão”, disse Maria.

 

Maria Mendonça: feliz com a escolha de Itabaiana
Aproveitando a oportunidade ela destacou o diferencial que Itabaiana tinha ante aos outros municípios e solicitar que o primeiro curso aberto no novo campus seja o de Agronomia. “O ministro nos disse que há uma escassez de recursos e que não havia como contemplar todo o Brasil da forma como vinha sendo reivindicado pelos Estados. E que por isso só um município em Sergipe receberia o campus. Estou muito feliz por Itabaiana ter sido escolhida, pois quando estivemos no MEC levamos uma abaixo-assinado com cerca de 23 mil assinaturas. Houve uma mobilização geral no agreste para que isso acontecesse. Solicitamos também que o MEC considerasse os aspectos técnicos, pois nesse ponto Itabaiana tem um diferencial que o de estar geograficamente localizada no centro do Estado o que seria um ponto de confluência para os outros municípios”, disse Maria.

 

Antes de concluir ela fez um pedido ao reitor. “Aproveitando ainda a oportunidade peço ao reitor que nos seus estudos considere a possibilidade de agronomia ser o primeiro curso instalado no novo campus. Digo isso devido ao fato de a agricultura ser a base da economia da região. Um curso de

Auditório foi pequeno para o número de presentes
Agronomia iria favorecer o desenvolvimento pelo do agreste sergipano”, explicou a prefeita de Itabaiana que lembrou que ainda há que se lutar para que os outros municípios sejam contemplados com a expansão da UFS.

 

Por fim, a solenidade foi encerrada pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinhos que fez questão de solicitar que todos permaneçam unidos para que o plano de expansão da Universidade Federal de Sergipe seja implementado em sua totalidade. Subrinho destacou ainda este é um projeto da sociedade sergipana e que por isso a responsabilidade de construí-lo é de todos. “Os possíveis ônus que o processo venha a trazer podem ser indivualizados, mas a responsabilidade de concretizar o plano de expansão é de todos e por isso cada um tem que assumir seu papel para que ele se torne realidade”, ressaltou o reitor dizendo que Itabaiana é o pontapé inicial para a interiorização da UFS.          

      

Cartazes ficaram expostos durante todo o ato

MANIFESTAÇÃO – Uma pequena manifestação silenciosa também teve seu lugar durante o ato promovido pela Universidade. Um grupo de alunos que já há algum tempo vem debatendo o plano de expansão da UFS confeccionou cartazes que tinham o objetivo de demonstrar sua posição frente ao Plano proposto pela reitoria. “Queríamos dizer hoje com esse movimento que somos a favor da expansão da UFS, mas somos contra a forma como a qual ela vem sendo conduzida: priorizando a quantidade, a estrutura em detrimento da qualidade. Queremos expansão, mas com responsabilidade e qualidade”, explicou o estudante Leandro Sacramento.

 

Por Alice Thomaz e Valnísia Mangueira

Da Redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais