No último sábado, dia 15, na avenida Maranhão, os policiais da Companhia de Radiopatrulha conseguiram deter Osvaldo Gentil dos Santos, 26 anos. O mesmo é acusado de estelionato. Segundo o relato da Radiopatrulha, Santos estava num ponto de ônibus e foi reconhecido por uma de suas vítimas que acabou acionando a polícia.
Os policiais encontraram em posse do acusado documentos do policial militar José Erick dos Santos, que há cerca de duas semanas teve uma pasta com documentos e arma furtada na porta de sua casa no conjunto DER. A Radiopatrulha informou que várias vítimas aguardavam na Delegacia Plantonista para fazerem o reconhecimento. Dentre eles estavam comerciantes e pequenos empresários.
Segundo a polícia, Osvaldo e os comparsas praticavam o golpe com carteiras de identidade de outras pessoas, eles trocavam as fotografias após furá-las com agulhas, usando cartões telefônicos o que dificultava o reconhecimento da falsificação. De acordo com o sargento Paulo Ségio, um dos responsáveis pela operação, os falsários eram experientes e as falsificações ficavam quase perfeitas.
A polícia encontrou cerca de dez mil reais e mercadorias na casa do infrator e num depósito no bairro Santos Dumont. Dentre os materiais apreendidos estão cadeiras plásticas, televisores, móveis para escritório, peças inteiras de tecidos, videokês, material de sonorização profissional, espuma para isolamento de ambientes, bicicletas, vários aparelhos de dvd.
De acordo com relato de vizinhos, o comportamento de Osvaldo era normal, chegando a ser considerado por alguns como um ótimo vizinho. Todo o material foi levado para a 3ª Delegacia, onde as vítimas deverão buscar com o comprovante, o que lhes pertença.