Vacinação contra aftosa em Sergipe vai até 15 de dezembro

Começou em Sergipe, na última terça-feira, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O ponto de partida foi uma fazenda no município de Laranjeiras. Em entrevista coletiva, esta semana, o secretário de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação, Sérgio Reis, anunciou também a suspensão temporária de eventos agropecuários em Sergipe.

 

A Exposição Agropecuária do Estado, que seria iniciada em Aracaju neste final de semana, foi adiada para o período de 27 de novembro a 4 de dezembro. “Foi uma medida cautelar e preventiva que leva em conta a necessidade de um maior rigor e atenção para Sergipe continuar Zona Livre de Febre Aftosa”, enfatizou Reis.

 

O secretário disse ainda que a tomada dessa decisão foi essencialmente técnica, e os técnicos do Deagro evidenciaram as preocupações com a suspeição de focos de aftosa em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Recentemente, foi realizada uma reunião com criadores e promotores de eventos agropecuários, que resultou em portaria normatizando as ações que viessem envolver a presença de bovinos.

 

Outras condições ficaram acordadas com os pecuaristas, incluindo a de que apenas participarão da Exposição Agropecuária em Aracaju animais sergipanos registrados, com certificação comprovada. E também todo acompanhamento será realizado para avaliar o comportamento do problema no país, esperando que novos casos não surjam.

Quanto ao apoio do Ministério da Agricultura, o secretário afirmou que tanto o Ministro Roberto Rodrigues quanto o superintendente Federal da Agricultura, Manoel Hora, têm se mostrado preocupados e solidários com Sergipe, integrando-se com sua equipe às ações do governo estadual.

 

“Infelizmente o governo federal, através da equipe econômica, não tem repassado para os Estados os recursos necessários para que seja possível ampliar o número de equipamentos de vigilância, para um trabalho mais efetivo, não apenas em Sergipe. O repúdio sergipano é, pois, contra as medidas da equipe econômica, que pelo visto não está consciente da necessidade do reforço do trabalho de saúde animal”, comentou o secretário.
  
Ainda durante a entrevista coletiva foi anunciada a construção de mais dois postos fixos de fiscalização. Um na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, e outro em Bom Sucesso, em Poço Redondo. Ambos são divisas onde existe insistência de passagem de animais, visando burlar a legislação, uma demonstração da falta de consciência de alguns criadores e de vendedores.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais