Defensores públicos realizam manifestação

Os defensores públicos do Estado de Sergipe estarão iniciando no dia de hoje um ato de protesto contra a atual situação que vêm vivendo. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Edgard Patrocínio dos Santos Júnior, a manifestação acontece na tentativa de sensibilizar a sociedade e o governo estadual.

As reivindicações não são novas. Em abril deste ano, em entrevista ao PORTAL INFONET, Santos já apontava que a Defensoria Pública do Estado vinha sofrendo tratamento diferenciado por parte do governo de Sergipe. À época eles já reivindicavam a isonomia salarial com relação aos juízes e promotores e a aplicação da autonomia da instituição.

“Inicialmente temos a questão dos subsídios, a Defensoria foi elevada ao patamar de órgão essencial da Justiça, tal qual o Ministério Público. Nós vimos que foram fixados subsídios para promotores e juizes e nós ficamos de fora. Além disso, assim como as outras duas categorias todos nós fomos aprovados em concurso público, temos os mesmos números de audiências e a diferença salarial chega a ser de 400%”, comenta Santos.

Em entrevista ao programa “Fala Sergipe”, da rádio Atalaia AM, o defensor público explicou que durante o período de manifestação, que deve se encerrar sexta-feira, a população não deixará de ser atendida. Contudo, aqueles que precisarem do auxílio dos defensores, não devem se dirigir ao Fórum, pois neste local o atendimento estará suspenso.

“Não queremos causar nenhum prejuízo aos nossos assistidos, mas infelizmente fomos empurrados para isso. Contudo, todos os defensores estarão atendendo normalmente a população das 8 às 18 horas, na Central da Cidadania, na Praça da Bandeira”, garante o Santos, que acrescenta ainda que os defensores só não estarão realizando as audiências e os acompanhamentos de processo. Além disso, eles estarão visitando a Assembléia e algumas autoridades políticas.

NEGOCIAÇÃO – Edgar Patrocínio relata que a categoria buscou contato com o governador do Estado, com deputados estaduais e federais, com senadores e com vários secretários de Estado, mas não obtiveram sucesso. “Fizemos uma verdadeira cruzada, mas infelizmente não conseguimos sensibilizar o governo”, lamentou.

OPINIÃO CONTRÁRIA – Também em entrevista ao programa “Fala Sergipe”, o defensor Geral do Estado, Renan Tavares, comentou a manifestação organizada pela Associação dos Defensores em Sergipe. Ela discordou da posição dos defensores e disse que não é momento para este tipo de ação.

“Essa manifestação é precipitada. Estamos em fase de negociações o governo do Estado, que inclusive já sinalizou a com a reposição. Além disso, o governador está viajando acompanhado por uma comitiva composta por alguns deputados que já se comprometeram em falar com ele sobre a situação dos defensores”, declarou Tavares.

O defensor geral afirmou ainda que a Defensoria vai continuar a funcionar normalmente e que os defensores que não quiserem cumprir o seu papel serão penalizados. “Nós tomaremos as medidas jurídicas cabíveis com relação àqueles defensores que não desempenharem normalmente suas funções”, finalizou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais