Na manhã de ontem, dia 9, a Prefeitura de Aracaju foi homenageada com Comenda do Mérito Cultural do XXXIII Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), entregue ao prefeito Marcelo Déda. O evento homenageou o secretário municipal de Relações Institucionais e Articulação Política de Aracaju, José Eduardo Dutra, que, quando presidente da Petrobras, determinou que a empresa patrocinasse o evento em 2005. Outras 11 personalidades e instituições que contribuíram para a realização e consolidação dos Fasc também receberam a comenda. São elas a Petrobras; o deputado federal Jackson Barreto; o repórter fotográfico criador do primeiro cartaz do evento, Jairo Andrade; a premiada intelectual Aglaé Fontes e o professor Clodoaldo Alencar. A Comenda também foi concedida à jornalista e artista Lânia Duarte; ao ator Djaldino Mota Moreno; à artista plástica São Cristovense Vesta Viana; à professora de dança Lu Spinelli; ao prefeito de São Cristóvão na época do primeiro Fasc em 1972, Paulo Correia; e a criadora do evento, Albertina Brasil (in memoriam). O prefeito de São Cristóvão, José Correia, o Zezinho da Everest, também homenageou o seu vice-prefeito Wanderley Barbosa, que faleceu há cerca de um mês, e assinou a lei 058/2005, que transforma a extinta Secretaria de Cultura e Turismo de São Cristóvão na Fundação Municipal João Bebe Água de Cultura e Turismo.
Segundo Déda, “o Festival de São Cristóvão é uma marca registrada da cultura e da memória da arte do povo sergipano. São Cristóvão é o berço da civilização sergipana, capital afetiva e mãe do nosso estado. Ela será sempre a referência imorredoura de nossa cultura e história”.
Segundo Zezinho, a Comenda foi entre à capital porque “a Prefeitura de Aracaju hoje é um exemplo de administração competente e participativa. Ela sempre foi parceira de São Cristóvão no Fasc e nos ajudou muito a recolocar o festival no rumo certo para refletir a cultura de nossa gente”, afirmou Zezinho da Everest.
Comentários