Deve chegar hoje ao plenário, para dar início à caminhada burocrática, rumo a aprovação, um projeto de resolução oriundo da Mesa Diretora, pela qual altera-se a ordem de realização das sessões ordinárias.
É bom explicar, de antemão, que o novo Regimento Interno da Casa foi aprovado, em redação final, na sessão de 14 de dezembro último. Começou a vigorar na 5ª feira, quando a Assembléia Legislativa reiniciou o ano legislativo.
Pelo que estabelece o novo Regimento Interno, as sessões começam com o pequeno expediente e continuam com a votação da ordem do dia, seguindo-se então o grande expediente, para finalizar com explicações pessoais. No pequeno expediente, os deputados dispõem de apenas 3 minutos na tribuna, sem poder conceder apartes.
Todas as matérias lidas no expediente de abertura que não necessitem tramitar pelas comissões temáticas, serão votadas na ordem do dia – coisas como requerimentos, indicações, etc. O grande expediente dura uma hora e 30 minutos e cada deputado inscrito pode usar 20 minutos. Finalmente nas explicações pessoais cabem apenas avisos transmitidos pelos parlamentares.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B