Por Lílian de Lins Wanderley O meio ambiente urbano: visões geográficas de Aracaju comemora os 151 anos da capital de Sergipe, reunindo em seus doze capítulos alguns modos de pensar a cidade que cresce e o espaço urbano que se constrói e se refaz com erros e acertos, numa contribuição ao conhecimento desta cidade e sua natureza, seus habitantes e sua territorialidade. CAPÍTULOS DO LIVRO E SEUS AUTORES Elementos componentes do subsistema ambiental físico de Aracaju, e Encostas no ambiente urbano de Aracaju – Hélio Mário de Araújo, Professor da UFS. Dunas da Zona de Expansão: condicionantes jurídicos e ambientais do uso e da ocupação – Lílian de Lins Wanderley, Professora da UFS A análise dos riscos ambientais nos campos de dunas de Aracaju – Rosemeri Melo e Souza (Professora da UFS) e Anízia C. A. Oliveira (graduanda em Geografia). Envelhecimento Populacional em Aracaju – Neilson Santos Meneses, Professor da UFS. Aracaju no contexto ambiental da bacia costeira do rio Sergipe – Acássia Cristina Souza, Professora da UFS. Evolução da paisagem urbana do centro de Aracaju – José Wellington Carvalho Vilar, Professor da UFS e do CEFET. Os subcentros de Aracaju – de José Eloízio da Costa, Professor da UFS. A Construção da cidade segregada: O papel do Estado na urbanização de Aracaju – de Antonio Carlos Campos, Professor da UFS. O transporte coletivo em Aracaju na rota da crise – de Antonio Carlos Campos, Professor da UFS, e Waldemir dos Santos (Graduando em Geografia). Os problemas socioambientais da periferia de Aracaju – José Wellington Carvalho Vilar, Professor da UFS e do CEFET. O elenco de contribuições geográficas para compreender o ambiente urbano converge com a visão do romântico memorialista Mário Cabral, para quem Aracaju cresceu como um ser humano com suas variadas fases da infância à maturidade, dita por ele como uma declaração de amor, publicada originalmente em 1948 e depois republicada por ocasião do centenário de Aracaju. Essa declaração de amor à nossa capital também está presente nos capítulos desse livro, porque sem ela não há como realizar pesquisas e se enveredar pelas sendas do estudo geográfico das cidades. Nota: O livro O meio ambiente urbano: visões geográficas de Aracaju é uma publicação da Universidade Federal de Sergipe impresso com recursos da Rede de Educação Ambiental / MEC e Prefeitura de Aracaju. A data e o local de lançamento do livro ainda não foram confirmada.O meio ambiente urbano: visões geográficas de Aracaju
São trabalhos de Professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe e do Centro Federal de Educação Tecnológica que, ao estudarem Aracaju, manifestam sua crítica e sua intenção de subverter a acomodação e o descompromisso com os problemas que a cidade vem acumulando nos seus 151 anos de existência.
Nesse tempo, Aracaju perdeu a simplicidade e ganhou complexidade, diversidade geográfica, estratificação social perversa e dilemas ambientais que precisam ser resolvidos. O entendimento dessa complexidade socioambiental e dos processos que organizam, desorganizam e reorganizam a cidade, e a análise de alguns dos problemas contemporâneos de Aracaju, através de diferentes abordagens ou visões geográficas, são o fio condutor de uma aliança entre os autores e sua cidade.
A primazia urbana de Aracaju – Edvaldo Santos Rocha Teles, Professor da UFS.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B