Logo mais, às 17h de hoje, 19, o Museu do Homem Sergipano abre a exposição “Zé do Chalé, um índio Xocó recriando o mundo”. A mostra comemora o Dia do Índio, tradicionalmente celebrado nesta data.
Zé do Chalé é, na verdade, José Cândido dos Santos, um escultor nascido no município de Neópolis, em 1903. O artista que está presente no livro “Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro”, de Lélia Coelho Frota, destaca em seu trabalho a herança Xocó e a modernidade da vida urbana.
Para compor a sua arte, Zé do Chalé se vale de formas geométricas, pássaros, folhas de plantas, cruzes, estrelas, a meia-lua, além da figura humana, representada através de índios trajando tanga e usando chapéu.
A exposição fica aberta ao público até o dia 19 de maio. Visitas podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h. A abertura da exposição contará ainda com uma palestra da professora Hélia Barreto. Antropóloga dedicada ao estudo das expressões culturais dos Xocó ela falará sobre “O povo Xocó, hoje”.
Os responsáveis pelo Museu informam que a entrada é franca. O Museu do Homem Sergipano fica situado na rua Estância, 228, Centro.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B