O Rotary Internacional é uma entidade que atua em quase duas centenas de países espalhados pelo mundo afora. Ele está presente em todos os Estados brasileiros e Sergipe integra o Distrito 4390, composto também pelo Estado de Alagoas e norte da Bahia.
É uma entidade que atua bastante na área social – ela combateu a poliomielite no mundo, que está quase que totalmente erradicada da face da Terra e vai agora encetar campanha contra o analfabetismo. O que difere o Rotary de algumas outras entidades é que o ano para eles começa a 1º de julho.
Na sexta-feira, 7, foi dia de mudar os presidentes dos sete clubes de Aracaju e até o governador do Distrito. O governador que chega é o engenheiro civil Carlos Fernandes Melo Filho, vindo de uma família de rotarianos. O pai, dr. Carlos Melo, foi governador deste mesmo distrito, em 1964/65, quando o distrito ainda ia da Bahia ao Rio Grande do Norte.
O irmão, Carlos Magalhães, foi governador no ano rotário 2003/2004. O dr. Carlos Melo tomou posse em solenidade muito concorrida e traçando metas e objetivos de sua administração.
O Tamanho do Distrito 4390
O tamanho do Distrito 4390 foi revelado pelo governador que deixava o cargo, o alagoano José Firmino de Oliveira. São 63 clubes, que abrigam no total 1.310 rotarianos. Alagoas tem 26 clubes e um total de 546 rotarianos.
O norte da Bahia tem 17 clubes e 368 rotarianos. E Sergipe tem 20 clubes e um total de 396 rotarianos. No ano rotário que chegou ao fim, Sergipe não cresceu em termos de novos clubes e teve até diminuido o número de rotarianos, segundo o próprio Firmino de Oliveira. Nada preocupante, em verdade, mas não acompanhou os dois Estados integrantes do Distrito 4390.
Por Ivan Valença