Reunião discute Circo das Águas que acontecerá em setembro

Durante dez dias do mês de setembro será instalado o Circo das Águas, uma iniciativa da Frente em Defesa das Águas do Rio Sergipe que traz à frente o jornalista Osmário Santos. 

Na manhã de hoje, 23, a Comissão de Educação Ambiental se reuniu para acertar últimos detalhes para a programação do circo que terá início no dia 15 de setembro, no Shopping Jardins. 

O evento contará com uma exposição de 80 fotos (1,20 x 0,90 cada) de fotógrafos sergipanos que retratam os meus tratos ao rio, intitulada ‘Degradação e os descasos com o Rio Sergipe’ . Além desta mostra fotográfica, ficará armado na área central do shopping duas instalações dos artistas plásticos Antonio da Cruz e Fábio Paes sobre o tema do lixo. 

Osmário apresenta livro que será lançado no Circo das Águas
No dia da abertura do Circo ocorrerão diversas atividades, entre elas o lançamento do livro ‘Rio Sergipe – Importância, Vulnerabilidade e Preservação’ e o Concerto das Águas com a Orquestra Sinfônica de Sergipe. Nos dias seguintes acontecerão palestras, oficinas, apresentações teatrais e folclóricas e visitas monitoradas para os colégios públicos e particulares. 

Durante a reunião estiveram presentes representantes de diversos parceiros da iniciativa, dentre os fazem parte a Deso, a Emsurb, a Secretaria Estadual da Educação (Seed), Federação das Escolas Particulares, Rotary Clube e Lions Clube. Na ocasião cada um dos participantes apresentou sua proposta de contribuição para a programação do Circo, no entanto as datas e as atrações de cada dia só será oficializada na próxima reunião que acontece próxima semana.

Segundo o jornalista Osmário, idealizador desta grande mostra de defesa das águas e conscientização da população, o Circo é apenas um primeiro passo para um projeto maior que deverá ter início no próximo ano. “A realização deste evento vai servir de experiência para sua razão de ser que é circular uma vez por mês todas as cidades ribeirinhas do Estado com ações, principalmente nas escolas, voltadas para as águas. Esse trabalho será realizado juntamente com o Ministério Público e pretendemos envolver toda a população”, explica. 

Campanha de Limpeza

Em paralelo ao Circo das águas acontecerá em setembro um outro evento da Comissão de Educação Ambiental, da Frente em Defesa das Águas, que será a Campanha de Limpeza das Praias e Rios. Este evento que terá início no dia 19 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza, contará com mutirão de limpeza dos rios, paias e mangues, e coes como o ‘Pesque o Lixo’ e ‘Pesque e Solte’.

No domingo dia, 24, serão montadas 30 tendas nos 26 Km de praias, da Aruana à Coroa do Meio, com equipes distribuindo sacos de lixos, folderes e adesivos para a população contribuir com a Campanha da Limpeza. 

“Este dia será um domingo diferente, de conscientização e de muita movimentação por conta da proximidade das eleições. Mas, na realidade essa limpeza é feita semanalmente pelas equipes da Emsurb, nesse dia o que vamos fazer é conscientizar as pessoas da importância de manter a praia limpa’, declarou Célia Bastos, assessora técnica da Emsurb.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais