O projeto do governo federal de Transposição do Rio São Francisco continua sendo motivo de controvérsias esse ano. POr conta disso, hoje, 11, o Fórum Permanente em defesa do Rio São Francisco realizará a primeira manifestação de 2007 contra a transposição, em Salvador (BA). A tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim será palco para reunião dos principais grupos sociais que lutam contra o projeto.
“Sergipe sempre tem conseguido uma ótima expressão nas manifestações nacionais. Vamos nos articular para que essa não seja diferente”, comentou Luís Carlos Fontes, membro do Fórum em defesa do São Francisco. “Esse é o maior conflito de águas do Brasil, e um dos maiores do mundo. A única forma de um projeto dessa natureza acontecer é um pacto entre os receptores e os doadores. A sociedade tem que reger essa discussão”, concluiu Fontes.
Ações do governo federal
No dia 19 de dezembro o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, decidiu pelo indeferimento de todas as liminares contra o projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional.
“O Supremo se manifestou contra as liminares e ele é a última instância. Judicialmente não temos como impedir”, explica o promotor Eduardo Matos que sempre esteve atuante contra a obra da transposição desde o início.No entanto o Fórum em defesa do São Francisco promete atuar com a sua assessoria jurídica para estudar ações que garantam a discussão da obra.