O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma relação com os 87 cursos de direito contemplados com o selo OAB Recomenda 2007, concedido às melhores faculdades do país. A entidade analisou dados de 322 Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os 87 cursos recomendados, está o da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o único do Estado.
O selo OAB Recomenda considera resultados do extinto Provão e do exame de ordem aplicado pelo Conselho em cada estado, além de pareceres que a entidade encaminha ao Ministério da Educação (MEC) nos processos de abertura e reconhecimento de cursos. Embora a OAB não tenha poder de veto, é ouvida pelo ministério na criação de faculdades, assim como em seu reconhecimento.
O objetivo é determinar uma lista de faculdades que, para a OAB, funcionam com um mínimo de qualidade. Segundo o reitor da UFS, professor Josué dos Passos Subrinho, a qualidade do ensino na instituição que dirige é boa e comparável a dos grandes centros do país.
“Temos bons professores e bons estudantes, além de estarmos estimulando os docentes a se qualificarem cada vez mais, com cursos de pós-graduação, e abrindo laboratórios para pesquisas. O curso de Direito é merecedor do selo por conta do esforço de todos. Isso projeta cada vez mais a nossa universidade”.
Segundo o MEC há no país 1.065 cursos de direito no país. A entidade analisou 322 dentro os que já participaram do Provão, extinto em 2003, e dos exames de ordem, obrigatórios para advogar. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), substituto do Provão, não foi considerado, uma vez que os resultados só saem este ano.
Comentários