Em cerca de 30 dias a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) começa um trabalho de fiscalização sobre as condições de visibilidade e segurança nos veículos. Serão avaliadas trincas, rachaduras e fraturas circulares nos pára-brisas dos veículos. Antes de iniciar a fiscalização, haverá um trabalho educativo do Detran, orientando sobre as novas exigências do Contran. Trincas, rachaduras e fraturas circulares serão alvo de fiscalização
Na resolução, o Contran define que na área crítica de visão do condutor não pode haver trincas e fraturas de configuração circular, nem serem recuperadas. Segundo o texto do documento, a área crítica de visão do condutor nos ônibus, microônibus e caminhões é situada à esquerda do veículo, determinada por um retângulo de 50 cm de altura por 40cm de largura, cuja base coincide com a linha tangente do ponto mais alto do volante.
Já nos demais veículos, a área crítica está localizada na metade esquerda da região de varredura das palhetas do limpador, além de uma faixa periférica de 2,5 cm de largura das bordas externas do pára-brisa. Nas outras áreas do pára-brisa dos ônibus, microônibus e caminhões serão permitidos até três danos, não ocorrendo trinca superior a 20 cm comprimento.
Nos demais veículos, a resolução permite no máximo até dois danos, sendo que a trinca não poderá ter mais de 10cm de comprimento. As fraturas de configuração circular terão um padrão igual para todos os veículos. Não poderão ser superior a 4 cm de diâmetro.
Penalidade
A infração para quem não cumprir as penalidades será considerada grave, com penalidade de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 127,69, além de retenção do veículo para regularização do problema.
Comentários