Seixas recebe abraços e cumprimentos pelos 90 anos

Os salões da Associação Atlética Banco do Brasil, o elegante e clássico clube social da praia de Aruana, pareciam pequenos para receber a enorme galeria de convidados para comemorar os 90 anos do ex-governador João de Seixas Dória. Depois da Missa na Catedral Metropolitana, os convidados juntaram-se a outros que já os esperavam e a festa começou por volta das 21h30. Acompanhado da mulher, d. Mary Mesquita Dória, Seixas recebia a todos com um riso estampado na face e muitos abraços.

        

Lá dentro, os convidados especiais atendiam os muitos repórteres. O Senador José Sarney, ex-Presidente da República comentava a dificuldade para poder chegar em Aracaju, em vôo da carreira. O Ministro da Defesa, sr. Waldir Pires, discorria sobre a ética na política. O governador de Pernambuco, sr. Eduardo Campos, conversava animadamente com o governador de Sergipe, Marcelo Déda, enquanto a sua mãe e também deputada federal Ana Arraes acompanhava tudo com o orgulho natural de mãe. Filha do ex-governador Miguel Arraes, ela conheceu Seixas ainda bem jovem quando ele estava detido, com o seu pai, na ilha de Fernando de Noronha.

 

O governador Marcelo Déda anunciou, então, que o presidente Lula lhe telefonara, há poucos instantes, para dizer-lhe que acabara de assinar decreto, incluindo o nome de Seixas Dória na Ordem do Mérito Nacional, ao lado de nomes exponenciais da vida brasileira, como Oscar Niemeyer, Villa Lobos, Manoel Bandeira, entre outros. Sarney explicava então que este era o maior galhardão do Governo da República.

 

Depois que a cantora Amorosa mostrou aos presentes uma música inédita de homenagem a Seixas e a sua terra natal, Propriá, foi mostrado um documentário que começou a ser preparado há 20 anos atrás, para o 70º aniversário do ex-governador, mas que só ficou pronto agora. Nele, há seqüências em preto e branco, narradas pelo já falecido Padre Arnóbio Patrício de Melo.

 

Entre os vários oradores que saudaram Seixas Dória, o Ministro do STF, Carlos Brito, disse ser “uma honra conviver com um símbolo da resistência democrática”. O sr. Tarcisio Teixeira falou em nome da Norcon – a empresa que patrocinou a festa – e destacou a pujança e a vitalidade de Seixas, a quem ele e o irmão, Luis, consideram como um segundo pai. Tarcisio pediu vênia para patrocinar a festa dos 100 anos de Seixas daqui a dez anos.

 

Depois dos discursos, a banda que animava a festa tocou o “Parabéns prá você”, enquanto Seixas dirigia-se ao local um estava o bolo, que ele partiu depois de apagar uma vela. Enquanto as personagens circulavam pelos salões, a banda mostrou seu repertório dançante e os casais não resistiram ao baile que se seguiu.

 

Impossível fazer a lista de presentes. Basta que se diga que Sergipe político, econômico, empresarial, de A a Z participaram da festa na AABB.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais