Em encontro realizado nos dias 14 e 15 de março, em Recife, meteorologistas do Nordeste fizeram uma elaboração de consenso para o próximo trimestre. A previsão detectou o desenvolvimento da estação de normal a acima do normal com um período de favorabilidade chuvosa e com índice pluviométrico elevado. “A atuação de sistemas frontais vindos do sul do continente e a linha de estabilidade da região provocará chuvas”, afirma o meteorologista Overland Amaral. Ele explica que os resultados ficaram em 40% para uma estação com acontecimentos normais, 35% a 40% para chuvas acima do normal e apenas 25% para uma estação com fenômenos abaixo do normal, o que, segundo ele, é um indício de uma estação com ocorrências esperadas. A cada mês acontece em uma capital do Nordeste o encontro entre meteorologistas nordestinos para elaborarem previsões. Em março foi em Recife, nos dias 10, 11 e 12 de abril será em Maceió e 9 e 10 de maio será em Aracaju. A coordenação do encontro em Aracaju será feita pela equipe do Centro de Meteorologia as reuniões serão abertas ao público com a divulgação de resultados semelhante ao evento em Recife.
Hoje, 20 de março, é o último dia da estação mais quente do ano, o verão. A partir das 21h o período de transição entre o verão e o inverno estará começando a mudar as temperaturas e fenômenos climáticos.
O outono, estação que causa poucas mudanças em climas tropicais como o Estado de Sergipe, é um momento de transição de altas temperaturas para um clima chuvoso e de baixas temperaturas.
Comentários