A SMTT inicia hoje, 23, em Aracaju a campanha educativa ‘Calçada Livre’, que busca conscientizar a população sobre o mau uso das calçadas. O foco das atenções será os carros e eventuais obstáculos que forçam o pedestre a desviar seu caminho pela rua. A etapa de conscientização vai até o dia 31 de maio, e a partir daí a campanha passa a ser punitiva.
“A campanha não vai ser fácil porque nós vivemos numa realidade individualista”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira durante o lançamento da campanha. “É uma campanha de conscientização, que não tem resultados práticos de imediato, mas com certeza beneficia o coletivo”, completou ressaltando a importância da campanha.
Aproximadamente 40 operadores de trânsito colaborarão com a SMTT na fase educativa da campanha. A ação será realizada com a distribuição de panfletos informativos, e de uma ficha com um ‘auto de infração’ como alerta. O ‘auto’ imita uma multa de verdade, mas é uma tentativa de sensibilização dos motoristas para que não estacionem nas calçadas. Prefeito Edvaldo Nogueira durante o lançamento da campanha
De acordo com o Código Nacional de Trânsito no artigo 181, “é proibido estacionar o veículo no passeio ou na ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”. A infração é grave e sujeita a multa e remoção do veículo.
“Nós identificamos que em Aracaju há 60 anos não há uma conscientização das calçadas como um espaço público”, disse o superintendente da SMTT, Antônio Samarone. De acordo com ele, a idéia é que prossigam as campanhas conscientizadoras no trânsito de Aracaju, como a volta da campanha pelo respeito à faixa de pedestres.
Para o cadeirante Josevaldo Dias a campanha não funciona em curto prazo. “Mas quando mexer com o bolso da população nós veremos resultado. É fundamental que se respeitem os direitos, e eu não falo só pelos cadeirantes, mas pelos deficientes auditivos e visuais também”, disse Josevaldo.