Deficientes visuais terão setor especializado na Epifânio Dórea

Nesta terça, 8, às 9h, será inaugurado o Setor Braille da Biblioteca Pública Epifânio Dórea. Com a iniciativa pessoas com deficiência visual terão maior acesso à leitura.

Estarão disponíveis livros grafados em Braille e também em tinta. Para os usuários com baixa visão, haverá os livros falados, ou seja, exemplares compactados em CD, além da presença constante do mediador de leitura. O mediador é a pessoa responsável em realizar a leitura de qualquer material que esteja disponível na biblioteca àquele com deficiência visual.

 

De acordo com a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho, a SEC tem buscado promover a democratização da cultura. “Encontramos esse material, doado pelas fundações Benjamin Constant e Dorina de Gouvêa Nowill, guardado e sem uso. Ainda estamos catalogando o acervo, mas precisávamos torná-lo disponível aos portadores de deficiência visual”, afirma Sônia Carvalho.

 

Há livros datados de 1970, de autores como Manoel Bandeira, Eça de Queiroz, Camões e Jorge Amado, além de atuais, como Dan Brown, de “O Código da Vinci”, entre outros. O acervo abrange também livros de diversas áreas da literatura, como a infantil, e Direito Constitucional.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais