Acontece nesta sexta-feira, 18, em todo o Nordeste a 25ª Vigília Mundial em Solidariedade às Vítimas da Aids. Em Sergipe, haverá na Praça Fausto Cardoso exposições de vídeos e produtos confeccionados por portadores de HIV. Tânia Soares destaca o tema Aids na AL
No final da tarde, às 17h, será celebrado um culto ecumênico com representantes da igreja católica, dos evangélicos, da federação espírita e do candomblé.
O assunto foi destacado na Assembléia Legislativa pela deputada estadual Tânia Soares (PCdoB). A deputada ressaltou que o governo Lula avançou na questão dos medicamentos ao quebrar a patente do medicamento Efavirenz. “A droga está entre os 16 medicamentos hoje usados na composição do coquetel de combate ao HIV e desde 2005 foi declarada por especialistas e pelo Ministério da Saúde como prioritária para o tratamento do HIV”, informou.
De acordo com ela, os comprimidos vendidos pelo Laboratório Merk tinham o custo por paciente/ano equivale a US$ 580, o que representaria um orçamento anual de US$ 42,9 milhões para 2007.
“A quebra da patente viabilizará uma economia de recursos que poderão ser aplicados na pesquisa no tratamento dos portadores ou em outros remédios”, disse. Em Sergipe, 692 pacientes fazem uso do coquetel de medicamentos. Destes, 240 usam o Efavirenz, o que corresponde a 34,7% das pessoas em tratamento. Só em Aracaju, o Centro de Referência Municipal tem cadastradas 1236 pessoas que convivem com HIV/AIDS.
Comentários