Em reunião no qual estiveram presentes órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, o Ministério Público Estadual concedeu um prazo de 30 dias para que seja dada uma solução as famílias que estão alojadas embaixo da ponte Aracaju/Barra.
No encontro que contou com a participação de representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria de Estado de Inclusão Social, o promotor de Justiça, Luis Fausto Valois, pediu explicações sobre ações do governo estadual e municipal quanto a situação das famílias.
Foi apresentado ao promotor, um relatório com os nomes das pessoas cadastradas e foram constatadas diversas situações. Famílias sem residência, outras não tem documentação, pessoas que desejam retornar ao seu Estado de origem e outras que trabalham e tem até residência, mas usam o local para depositar o material de coleta seletiva de lixo.
“Diante dessas situações foi sugerido que verificasse as famílias que necessitam, e tem vontade própria e livre, de retornarem aos seus Estados de origem e oferecessem passagens de retorno”, salientou o promotor de Justiça. No prazo de 30 dias dado pelo promotor, o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju deverão tomar providências para dar um acolhimento ou fazer com que essas famílias retornem, havendo a vontade própria, para seus Estados de origem.
Outras soluções
Segundo o promotor Luis Fausto, foi solicitado à Semasc que fosse feito um contato com a Guarda Municipal para se verificar a possibilidade do que fazer para que não haja novas ocupações na região. Ele solicitou ainda que foi pedido a Secretaria Municipal de Planejamento um projeto que atenda os anseios da própria comunidade do bairro Industrial.
Está marcado para o final do mês de julho, uma audiência para solicitar da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) uma destinação para o que resta do antigo terminal de integração da zona norte que existe nas imediações da ponte.