Em 16 Estados em que a Oi telefonia atua, com mais de 90% dos 14,3 milhões de usuários de telefonia fixa, já passaram a ter suas ligações tarifadas em minutos, de acordo com um balanço preliminar feito pela companhia. Entre 1º de março e 31 de julho foi realizada, gradativamente, a migração obrigatória dentro do prazo acertado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na área de atuação da companhia.
De acordo com dados da empresa, mais de 30% dos usuários tarifados em minutos pela estão nesses planos alternativos, sendo que o restante está nos planos Básico e Plano Alternativo de Oferta Obrigatória (Pasoo) determinados pela Anatel. Desse total de usuários distribuídos, a maioria preferiu ser transferida automaticamente para o Plano Básico.
A medida tem o objetivo de trazer maior transparência ao consumidor, que agora terá o controle exato de cada ligação. O usuário poderá optar a qualquer momento por outro plano em minutos diferente do que tiver aderido, sem ônus. Nesse caso, no mês em que o usuário optar por outro plano, a cobrança será realizada pró-rata, com o valor correspondente a cada plano no período contratado.