Foi comemorado na tarde desta terça-feira, 6, o 95º aniversário da fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Além do lançamento do volume 36 da revista do instituto, a solenidade contou com a apresentação de quadros restaurados e o lançamento do site. Estiveram presentes políticos, autoridades de Estado e comunidade. Solenidade de comemoração
Como forma de agradecimento por ações em prol da instituição, foram homenageados, com o diploma de sócio Benemérito, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (representado pelo chefe de Gabinete, Bosco Rollemberg) e o benfeitor João Gomes Cardoso Barreto. E o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Dr. Josué Modesto Subrinho (representado pelo vice-reitor Ângelo Antoniolli), que recebeu o título de sócio honorário.
Primeiramente, foi realizado um minuto de silêncio em nome da professora Ofenísia Freire e do pintor J. Inácio, seguindo com uma apresentação do Conjunto de Música Antiga Renantique. Ibarê Dantas
O coordenador da instituição, o historiador Ibarê Dantas, comentou sobre a importância do Instituto para o Estado. “É de grande importância um serviço gratuito para a comunidade sergipana. Um depositário da história de Sergipe. As novas escolas têm modernas bibliotecas, mas não possuem a qualidade que há aqui”.
O vice-reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, falou sobre a existência do instituto em relação à história de Sergipe. “A história de Sergipe é paralela ao do instituto. É uma avaliação do passado do presente e do futuro sergipano”, finaliza.