O Programa Abrindo Espaços será lançado nesta terça-feira, 14, pelo Governo do Estado em parceria com a Unesco. O lançamento, que acontecerá às 8h, no Hotel Parque dos Coqueiros, tem o objetivo do programa é abrir as escolas públicas nos fins de semana e oferecer atividades culturais, esportivas artísticas e de lazer a alunos e comunidades.
Além da presença do governador de Sergipe, Marcelo Déda, do vice-governador Belivaldo Chagas, de autoridades e oórgão envolvidos, estará presente na solenidade o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny.
As oficinas serão sugeridas pela própria comunidade e podem variar de acordo com solicitação dos participantes. Pessoas das comunidades serão selecionadas para serem responsáveis por algumas oficinas. Também existirão oficinas itinerantes. Inicialmente, o Abrindo Espaços será implantado em dez escolas, sendo seis na capital e quatro no interior de Sergipe. A meta do Governo do Estado é que até dezembro deste ano 61 escolas já tenham aderido ao programa.
Abrindo Espaços
O programa já foi implantado em quase 2.500 escolas em todo país e as metas principais são promover a inclusão social dos jovens e das comunidades e reduzir os índices de violência. Com a disseminação de uma cultura de não violência e de promoção da cidadania de adolescentes e da comunidade, os envolvidos se sentem parceiros do Abrindo Espaços, em uma relação mediada pela unidade escolar. Dados apontam uma redução de até 80% dos índices de violência entre jovens na região onde o programa foi implantado.