Os taxistas de Aracaju estão em carreata pelas ruas do centro da cidade essa manhã para protestar contra a falta de fiscalização contra os transportes clandestinos. Eles exigem que a SMTT fiscalize ativamente os veículos de placa cinza que atuam na cidade, as cooperativas de táxi do interior que fazem serviço de lotação, os mototáxistas que operam na ilegalidade e taxistas da Grande Aracaju que não estão respeitando os acordos que fecharam no Ministério Público Estadual. Taxistas nas ruas de Aracaju
“Os carros dos municípios da Barra dos Coqueiros, Socorro e São Cristóvão não estão praticando o que ficou determinado, a exemplo da quantidade de táxis que pode entrar na Cidade que denominamos de corredor”, explica o vice-presidente do Sindicato dos Proprietários de Táxis do Município de Aracaju, José Airton dos Santos.
O protesto saiu por volta de 8h30 da Colina do Santo Antônio, passou pelo Terminal de Integração do Centro, e agora está se encaminhando para a antiga sede da Prefeitura de Aracaju. No caminho os taxistas encontraram com outra manifestação de transportes, a paralisação da Cooperativa de Transportes Alternativos de Sergipe (Coopertalse), e pediram apoio dos transportadores. Saída da Colina do Santo Antônio (Fotos: Ben-hur Correia)
O protesto está sendo guiado por um carro de som, e orientado pelas ruas por casos da CPtran e SMTT. Durante o protesto os taxistas estão mostrando alvará de permissão da SMTT, o qual consideram inadequado. “Ele tem 20 x 14cm e além de atrapalhar a visão, expõe muito os dados pessoais do motorista”, diz José Airton. Os motoristas apelidaram o alvará de ‘outdoor de Samarone”.