Condutores que trafegam pelo bairro Siqueira Campos devem ficar atentos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou algumas modificações no trânsito local com o objetivo de facilitar o escoamento de veículos. A partir desta quarta-feira, 19, as ruas Bahia e Pernambuco têm sentido único: a primeira em direção à avenida Desembargador Maynard (norte-sul) e a segunda indo para a avenida São Paulo (sul-norte).
Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, as alterações foram determinadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira e eram uma antiga reivindicação da população. “Isso aqui era muito confuso por causa do grande fluxo de veículos, o que gerava muita reclamação. Pensando em melhorar a fluidez, o prefeito solicitou que nossa equipe de engenharia encontrasse uma solução para o problema. Optamos pelo sistema binário, que é o sistema onde duas vias paralelas têm sentidos únicos e contrários: uma ´leva´ o fluxo e a outra ´traz´, como acontece no centro comercial”, explicou.
![]() |
Major Paiva |
A partir de agora, o estacionamento de veículos na rua Bahia só é permitido em um dos lados. Na rua Pernambuco, os dois lados permaneceram livres porque o fluxo e a quantidade de estabelecimentos comerciais são menores. “O mesmo tipo de mudança, para o sistema binário, será realizado na rua Alagoas, que também apresenta problema de escoamento. Em abril, ainda em data a definir, ela terá sentido único, em direção ao D.E.R., enquanto a avenida São Paulo vai levar o fluxo em direção ao centro”, antecipou major Paiva.
Orientação Fotos: Alejandro Zambrana
Para orientar os condutores, 15 agentes de trânsito estão no local desde o início da manhã. A equipe da SMTT vai trabalhar na área diariamente, até a próxima semana. Além disso, foram colocadas placas temporárias, que alertam para as mudanças. As sinalizações horizontal e vertical já foram adaptadas, restando apenas a retirada de alguns semáforos que foram desativados por estarem instalados nos sentidos que agora são proibidos.
Fonte: AAN