Seis presidiários serraram a grade da cela em que estavam detidos e fugiram na madrugada desta quarta-feira, 26, da 1ª Delegacia Metropolitana (DM), situada no conjunto Leite Neto. Na fuga, um dos seis indivíduos torceu o pé na própria rua da Delegacia e foi recapturado pelos três policiais que estavam no plantão.
“Por volta das 3h30 os policiais perceberam uma movimentação atípica”, diz o delegado Alessandro Vieira, que ao ser questionado porque os policiais não foram atrás dos demais fugitivos explicou que tiveram que retornar para a Delegacia e colocar em custódia o que havia sido recapturado.
Dos cinco que ainda estão foragidos, quatro deles foram presos por assalto e um por arrombamento.
Superlotação
Alessandro Vieira acredita que a falha não foi da revista, que aconteceu ontem, mas sim que a fuga teria sido motivada pela superlotação da Delegacia. A unidade deveria atender no máximo 16 homens e atualmente têm 36 presos.
Quanto à lotação, o delegado não atribui a qualquer governo e administração, mas problemas históricos no sistema prisional. Ele informa que há um mês foi solicitada a manutenção da alvenaria do prédio, o que veio ocorrer somente nesta quarta.