Delegacia de São Cristóvão é interditada

São Cristóvão ficará com delegacia interditada
O juiz da comarca de São Cristóvão, Manoel da Costa Neto, determinou a interdição do prédio da 12ª Delegacia Metropolitana, atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com a decisão do juiz, a delegacia de São Cristóvão só poderá ser reaberta quando houver uma reforma no local.

 

Para tanto, uma nova sede deverá ser construída, com capacidade para oferecer segurança física a presos e policiais e condições salubres de alojamento. Foi determinada ainda a transferência imediata dos custodiados para o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Compemcan). Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 10 mil.

 

Além disso, deve ser suspensa a permanência de pessoas no prédio da Delegacia, enquanto uma reforma emergencial na carceragem não for viabilizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e pelo Departamento de Obras Públicas.

 

Histórico

 

Em fevereiro, duas fugas de presos das carceragens da 12ª DM levou à evasão de 15 presos. O delegado responsável alegou que isso aconteceu por conta da superlotação. No último dia 26 de março foi informado ao MPE que outros 15 presos tinham sido levados, sem que uma reforma tivesse sido feita.

 

O MPE alegou na ação que a permanência de pessoas na 12ª DM é insegura, desumana, humilhante e degradante, já que as instalações são precárias e a ausência de condições mínimas de higiene e insalubridade favorecem a proliferação de doenças.

 

Com informações do MPE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais