Os 198 detentos do regime semi-aberto do presídio de Areia Branca que terão o direito ao indulto para os festejos juninos estão deixando o complexo desde às 9h. Esta informação foi dada pela assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejuc), Martha Mendonça, ao ser questionada sobre a possibilidade de a greve dos agentes penitenciários prejudicar este direito. Presídio de Glória
Para assegurar o benefício, estiveram na Penitenciária de Areia Branca (Peab) o diretor do Departamento Central de Sistema Penitenciário (Desipe), coronel Antônio Sávio, e a juíza da 7ª Vara de Execuções Penais, Maria de Fátima Barros.
Rebelião
No início da manhã de hoje, 20, aproveitando a ausência dos agentes, os presos tentaram iniciar rebeliões nos presídios dos municípios de Nossa Senhora da Glória e de Areia Branca. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi chamado e toda a situação controlada. “Nenhum preso fugiu e a situação já foi normalizada”, afirma Martha.
De acordo com a assessora, ainda nesta tarde será divulgada uma nota de convocação e caso os agentes prisionais não retornem ao trabalho irá haver corte de ponto. “Já foi informado que a greve é inconstitucional e caso os agentes não retornem ao serviço ocorrerá corte de ponto”, informa.