Sergipanos desconhecem motivo de feriado desta terça

Nesta terça-feira, 8, é dia da Emancipação Política de Sergipe. É uma data comemorativa, exclusiva aos sergipanos, que marca a luta para a desvinculação do Estado da Bahia. Se tornou um marco e motivo para os nativos reconhecerem seu valor, entenderem o contexto sócio-econômico, além de terem um compromisso com a própria história da terra Serigy.

Mas mesmo com um movimento de luta para Sergipe se fazer reconhecer como independente e de fugir à regra de apenas servir como produtores de gado e cana para abastecer os grandes pólos como Bahia e Pernambuco, alguns sergipanos desconhecem a data histórica.

Questionados pelo Portal Infonet, alguns cidadãos da ‘terrinha’ se espantaram por saber que órgãos governamentais, estabelecimentos e afins seguirão a regra de parada das atividades no Estado em comemoração a uma luta histórica datada desde 1824.

A artesã Telma Santos e a desempregada Ana Cristina ficaram indignadas por não saber.

Artesã Telma Santos e a desempregada Ana Cristina
“Realmente sabia que tinha algum feriado em julho, mas não sabia que era agora, dia 8. Confesso que também não sabia que era referente a questões políticas do Estado”, conta a artesã. Já Ana Cristina diz que por vezes a falta de conhecimento é em decorrência da deficiência da escola. “Hoje em dia não se dá ênfase na história de Sergipe nas escolas. Há uma deficiência quanto à informação a respeito da nossa história que deixa a gente ‘cego’ para conhecer nossa história”, diz.  

Os estudantes de uma escola pública, Sônia Mara e Edickson Alves, também ficaram decepcionados por não estarem sabendo e justificam a ausência de resposta à falta de informação dos meios de comunicação e também das escolas. “Nós não tínhamos nem idéia que era feriado. E também não sabia da Emancipação Política de Sergipe, mas agora já estamos sabendo”, fala os estudantes admirados.

Fato Histórico

Pesquisador da históra de Sergipe, Luís Antônio Barreto

O historiador e pesquisador, Luiz Antonio Barreto, explica que a data é motivo de comemoração. “Sergipe sempre teve terras produtivas, presença de pastos para a criação de gado. Só que toda a economia que era gerada aqui no Estado era transferida para outros pólos, como Pernambuco e Bahia. Era preciso autonomia para gerar e permanecer com a economia aqui”, destaca completando que o processo se deu com a edição da Carta Régia de 8 de julho de 1820 e o efetivo reconhecimento de Sergipe como Província em 1824.

Depois desse episódio, “efeitos imediatos da Emancipação se mostram com o surgimento das cidades, a autonomia dos sergipanos de ver uma economia para o próprio sergipano, e a partir desse momento, o perfil sergipense muda seu modo de agir por cuidar do próprio interesse do Estado. É outra expectativa de vida”, diz o historiador.   

Identidade sergipana

Traços artísticos sergipanos

Quanto à identidade, Luiz Antonio enfatiza que os sergipanos podem ser destacados pela inteligência. “Temos na história, representantes que se lançaram pela cultura, pelo alto grau literário e pela atuação política que dominaram o contexto nacional”, aponta o estudioso com representantes como Sílvio Romero, Tobias Barreto, Organez, entre outros, além de indicar grandes expoentes no município de Tobias Barreto e Simão Dias.     

8 de julho ou 24 de outubro

Duas datas comemorativas, voltadas para as questões políticas do Estado, o 8 de julho e o 24 de outubro, permearam de dúvidas a comemoração entre os sergipanos. Luiz Antonio Barreto esclarece que 8 de julho é a intenção e 24 de outubro a consolidação da Emancipação Política.

Para ele, poderiam ser considerados como feriados cívicos as duas datas, mas por uma medida adotada em 2000, na gestão do Governador Albano Franco, apenas a de julho é considerada como feriado no território sergipano.

Por Karinéia Cruz e Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais