O procurador da República Bruno Calabrich enviou hoje, 11. ao Superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Sergipe cópia da denúncia oferecida em face do gerente-geral da agência do Shopping Riomar (Aracaju/SE), a fim de que seja instaurado um processo administrativo disciplinar.
O MPF/SE também enviou à CEF um CD contendo a gravação do diálogo no qual o gerente é flagrado cometendo o crime de venda casada, pelo qual foi acusado esta semana. Tão logo concluído o processo disciplinar, que pode culminar com a demissão do acusado, a CEF deve encaminhar cópia integral dos autos ao MPF/SE.
No ofício o Procurador requisita, também, que seja informado, no prazo de 10 (dez) dias, se em toda a história da Caixa Econômica Federal, alguma vez, algum gerente ou funcionário já foi punido pela CEF pela prática de venda casada. Em caso de resposta afirmativa, a Caixa deverá encaminhar ao MPF/SE, no mesmo prazo, cópia do processo disciplinar respectivo.
Não me consta que a CEF, por iniciativa própria, já tenha alguma vez demitido algum funcionário seu em razão de ter praticado o crime de venda casada. Gostaria de estar errado, mas isso só provaria a absoluta falta de controle em relação aos constantes abusos, disse o Procurador da República Bruno Calabrich, responsável pelo caso.
No início da semana, além da denúncia contra o gerente da CEF, o MPF/SE ajuizou uma ação civil pública para obrigar o banco a adotar mecanismos concretos que dificultem a realização de venda casada em agências de todo o Brasil.
Fonte: MPF/SE