Apontar soluções e encontrar uma localidade para a implantação do aterro sanitário na Grande Aracaju. Esse é o foco do “Fórum de Alternativas Locacionais e Soluções Tecnológicas para Destinação Final dos Resíduos Sólidos” da região metropolitana de Aracaju, que acontece nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, no Hotel Parque dos Coqueiros. Bosco Mendonça: é inadmissível conviver com lixões
O secretário de Estado dos Transportes e Assuntos Metropolitanos (Setram), Bosco Mendonça, acredita que a oportunidade será de troca de experiência e de tentativa de encontrar um local que possibilite a instalação do aterro. “Não podemos mais conviver com os lixões. Isso é inadmissível. O Fórum tem o objetivo de debater e apontar soluções para a implantação do aterro sanitário, indicando uma localidade apropriada na região metropolitana que compreende as cidades de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, para sua instalação.”, explica.
Bosco completa que através de debates com o Ministério Público, Organizações Não Governamentais e experiências de outros Estados é possível verificar uma solução em comum para a questão. “Os professores Luciano de Melo (Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet/SE) e José Dantas Lima (Msc Eng. Ambiental/ Pb) já apontaram dez áreas, entre duas que coincidem, que podem ser possíveis pontos de estudo para destinação adequada do resíduo sólido. É preciso de um consenso entre as cidades envolvidas através de um projeto do Governo do Estado, o Pró-Consórcio para promover a viabilidade dessa alternativa”, ressalta.
Confira a programação completa:
Dia 21 (quinta-feira)
Auditório Coqueirais
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura
Boas Vindas – Secretário de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana, Bosco Mendonça.
8h15 – Palestra: Política Estadual dos Resíduos Sólidos de Sergipe.
Palestrante: Márcio Macedo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,.
8h40 – Palestra: A Questão do Lixo na Região Metropolitana de Aracaju.
Palestrante: Sandro Luiz da Costa, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe.
9h05 – Palestra: Panorama das Tecnologias de Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares.
Palestrante: Tarcísio de Paula Pinto, Doutor em Engenharia, Consultor de Gestão de Resíduos Sólidos e Diretor da I&T – Informações e Técnicas em Construção Civil (SP).
9h30 – Coffe Break
9h50 – Palestra: Aterro Sanitário
Palestrante: José Fernando Thomé Jucá, Doutor em Geotecnia, Professor da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (PE).
10h20 – Mesa Redonda: Experiências Exitosas de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
10h30 – O caso de Natal
Alexandre Damazo Bernardes, Engenheiro Civil e Diretor Operacional da Braseco, Empresa Operadora do Aterro Sanitário de Natal.
10h50 – O caso de João Pessoa
Aécio Germano de Oliveira, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Gestão Ambiental e Coordenador do Setor de Resíduos Sólidos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema.
11h10 – Nova política de destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos do Recife.
Davi de Melo Sampaio Lins, Engenheiro Civil, Especialista em Gerenciamento e Auditoria Ambiental e Gerente de Planejamento da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização – EMLURB.
11h30 – A experiência de São Paulo na destinação final dos resíduos sólidos e os custos das várias tecnologias utilizadas.
Silvia M. Astolpho, Engenheira Civil, Especialista em Resíduos Sólidos e Coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Resíduos da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE.
11h50 – Debate
13h – Almoço
15h – Mesa Redonda: Estudos Locacionais para Implantação do Aterro Sanitário na Região Metropolitana de Aracaju.
Coordenador da Mesa – José Daltro Filho, Doutor em Hidráulica e Saneamento, Professor da Universidade Federal de Sergipe.
15h10 – Hidrogeologia da Região Metropolitana de Aracaju.
Roberto Cardoso de Rezende, Geólogo, Especialista em Hidrogeologia e Diretor Técnico da Hidrosolo.
15h40 – Metodologias Locacionais: Um Estudo Aplicado para a Situação da Grande Aracaju.
Luciano de Melo, Mestre em Engenharia Civil e Professor do Curso de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe – Cefet.
16h10 – Estudo de Áreas para Implantação do Aterro Sanitário na Região Metropolitana de Aracaju.
José Dantas de Lima, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, Engenheiro da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba.
16h40 – Projeto Básico da Área Selecionada nos Estudos Locacionais.
José Fernando Thomé Jucá, Doutor em Geotecnia, Professor da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (PE).
17h10 – Licenciamento Ambiental de Aterro Sanitário. Estudo de caso: Palestina.
Genival Nunes Silva, Diretor-Presidente da Adema.
17h40 – Debate
Dia 22 (sexta-feira)
Auditório Coqueirais
8h – Apresentação da metodologia das Oficinas Participativas
Coordenador Geral: Professor José Daltro Filho, Universidade Federal de Sergipe.
8h20 – Início das atividades nas Oficinas I e II
Facilitadoras:
Danielle Dutra – Diretora de Meio Ambiente da Sociedade Semear
Laura Jane Gomes – Doutora em Engenharia Agrícola e Professora da Universidade Federal de Sergipe
10h – Coffe Break
10h30 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas
Elaboração de Documento
12h – Encerramento das atividades
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B