Uma tentativa de fraude nas provas teóricas e práticas do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) foi descoberta por fiscais do órgão, antes que o delito fosse totalmente concluído. O crime foi praticado por pessoas que fraudaram o documento de identificação de um candidato através da substituição da fotografia e se apresentaram para fazer as provas. Até o momento, cinco pessoas foram indiciadas.
Em julho ocorreram duas tentativas de fraude na cidade de Itabaiana, todas para o exame prático de direção veicular. No mês passado foram mais três, duas no teórico e uma no prático. Vestígios dos crimes foram observados rapidamente pelos fiscais do órgão no documento de identificação das pessoas que se apresentaram para fazer as provas. Os fiscais acionaram a polícia e os fraudadores foram encaminhados imediatamente para a delegacia.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Falsificações e Defraudações (DEFD), Joel Ferreira, além das pessoas que tentaram fazer as provas, àqueles que foram substituídos também serão indiciados e responderão como co-autores do crime. “Eles foram indiciados de acordo com o artigo 308 do Código Penal Brasileiro, que é ceder e fazer uso de identificação alheia, e deverão responder criminalmente na justiça”, falou o delegado.
Atentos aos detalhes observados nos documentos de identificação dos candidatos, os fiscais do Detran conseguem evitar o cometimento de um crime pouco comum, mas que preocupa a direção do órgão, que está atenta aos casos e alerta às pessoas que por ventura queiram se arriscar utilizando este artifício para passar nos exames. “Nós estamos acompanhando todo o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública sobre este caso e quem for pego cometendo este crime será conduzido à delegacia e responderá na justiça”, disse o diretor-presidente do Detran, Francisco Dantas.
Ele reforçou, ainda, o uso dos meios legais para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Cada pessoa tem o direito de fazer a prova em três tentativas, com intervalos de 15 dias cada uma, exatamente para que ela possa treinar e melhorar seu rendimento nas avaliações. Com o advento do novo Código de Trânsito Brasileiro, que passou a obrigar todos os candidatos a freqüentarem o Centro de Formação de Condutor, os candidatos vão para os exames mais preparados e confiantes”, explicou Dantas.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B