A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) firmou parcerias com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com o Departamento de Polícia Federal (DPF) para a utilização de ferramentas de inteligência policial e segurança pública. Os acordos, além de proporcionarem um salto qualitativo no trabalho de inteligência da Polícia Civil sergipana, representarão um investimento em torno de R$ 4 milhões em tecnologia e capacitação para as forças policiais. O sistema Siniven irá identificar veículos suspeitos com restrições de roubo e furto
Além do sistema conhecido como IDSEG, ferramenta de inteligência de segurança cuja finalidade é gerenciar bases de dados existentes nos estados, outra ferramenta de gerenciamento de dados, conhecida como I-2 será implementada em Sergipe.
“Em termos funcionais, essas tecnologias disponibilizarão à Polícia Civil informações mais completas, através de um melhor gerenciamento dos dados e de uma análise criminal mais apurada, Conseqüentemente, o trabalho investigativo será mais facilitado. Com esses recursos tecnológicos, nós teremos uma maior amplitude nos serviços investigativos da Polícia Civil”, explicou Gilberto Guimarães.
Siniven
Um outro convênio firmado com o Ministério da Justiça visa a instalação em Sergipe do Sistema Nacional de Identificação Veicular (Siniven). O sistema tem como objetivo a instalação de equipamentos de captura de imagens de última geração em pontos estratégicos dos limites com outros Estados, com o intuito de identificar veículos suspeitos com restrições de roubo e furto ou ainda com débito de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o que trará um maior controle sobre a cobrança do imposto. Esse convênio vai representar um outro investimento da Senasp no Estado, cujo montante dependerá da estrutura do projeto.