A análise da amostra de águas do Rio Sergipe, realizada pela Administração Estadual do Meio-ambiente (Adema), aponta que a mortandade de peixes no local foi causada por uma grande concentração de amônia. De acordo com presidente do órgão, Genival Nunes, esse aumento não foi causado pela decomposição de matéria orgânica. Foto: Arquivo Infonet
Desta forma, as suspeitas recaem sobre a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE), que está localizada às margens do rio e é produtora de amônia. “Uma reunião será realizada hoje à tarde e ainda será aberto prazo para defesa”, explica Genival Nunes. A empresa deverá ser autuada e, após a defesa, poderá receber multa.
Histórico
Desde o início da semana passada, milhares de peixes vêem morrendo no rio, em Laranjeiras. Estima-se que cerca de 700 famílias que dependem da pesca e da catação de mariscos foram atingidas pela mortandade. De acordo com pescadores, a Fafen já disponibilizou três lanchas e 90 embarcações artesanais para ajudar na coleta dos peixes mortos, que já ultrapassa três toneladas.
Por Gabriela Amorim
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B