A assessoria de comunicação da Petrobras encaminhou nota à imprensa explicando os procedimentos adotados pela empresa após a mortandade dos peixes no rio Sergipe. Segue nota na íntegra:
“A Petrobras, por intermédio da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados Sergipe (Fafen-SE), comunica que recebeu o auto de Infração da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) referente à mortandade de peixes no Rio Sergipe, nas proximidades do Povoado Bom Jesus.
A Adema estipulou um prazo de vinte dias para que a Petrobras apresente sua defesa. Determinou, ainda, que a Companhia apresente um Relatório de Controle Ambiental; um Plano de Monitoramento Ambiental das atividades; a análise de risco da planta industrial; o monitoramento diário a montante e a jusante da Unidade; e o diagnóstico ambiental da área atingida. Todos esses trabalhos já estão em andamento, e a Petrobras informa que irá apresentar os itens solicitados dentro do prazo estabelecido.
Além de cumprir as medidas estabelecidas pela Adema, a Petrobras informa que está atuando em conjunto com os órgãos ambientais na minimização de suas conseqüências da ocorrência. Para isso, firmou um contrato com a Associação Produtora dos Pescadores de Pedra Branca para o recolhimento dos peixes mortos e iniciou um diagnóstico ambiental. Desde que tomou ciência do ocorrido, a Companhia intensificou o monitoramento das águas do Rio Sergipe.
Na tarde de ontem, 14, integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe estiveram na Fafen-SE, onde tomaram conhecimento dos procedimentos que estão sendo implementados. Com essas medidas, a Petrobras reafirma sua responsabilidade social e ambiental para com as comunidades do entorno de suas unidades operadoracionais.”
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B