Aproximadamente 500 pessoas saíram às ruas dos bairros Santa Lúcia e Sol Nascente para conscientizar a população local da importância do meio ambiente. O evento, chamado de ‘Caminhada Ecológica’, aconteceu na manhã desta sexta, 7, e já está está na sua sexta edição. A iniciativa é promovida pelas três equipes do Programa de Saúde da Família dos bairros Sol Nascente, o Santa Lúcia, o Juscelino Kubitschek e Jabotiana. Caminhada Ecológica reúne centenas de pessoas
A Caminhada Ecológica faz parte do projeto ‘Construindo uma Jabotiana Saudável’ e busca o esclarecimento e a conscientização da população para as situações de risco e as possibilidades de prevenção de doenças através das mudanças de comportamento. O engajamento popular é massivo, com a participação das Organizações dos Bairros, do Grupo de Idosos, de Hipertensos, de Diabéticos, das Unidades de Saúde, do Grupo de Carroceiros local, além da Igreja Católica e das escolas particulares e públicas estaduais e municipais.
A enfermeira Irene de Deus, que faz parte do projeto, afirma que além de abordar as questões ambientais, o projeto busca evitar o desmatamento dos bairros da região. “A nossa meta atual é a preservação da Praça Chico Mendes, no [bairro] JK. Estamos realizando um abaixo-assinado e pretendemos realizar um projeto de arborização e revitalização do local”, afirma Irene. A assistente social Neire Costa
A assistente social Neire Costa, uma das fundadoras do grupo, afirma que a dimensão que a caminhada assumiu significa a realização de um sonho. “A relação entre a saúde e o meio ambiente é o fator principal da melhoria das condições de vida da população. A participação popular na conscientização ambiental significa um meio ambiente equilibrado, o que é um direito do cidadão”, diz Neire.
Após a caminhada, a população deu um abraço simbólico na praça principal do Sol Nascente e plantou um jacarandá, simbolizando a importância das árvores e do meio ambiente. Segundo a organização, o próximo evento do grupo é a inauguração da primeira árvore de Natal feita de material reciclado do bairro, no dia 28 de novembro. Na ocasião será realizada uma quermesse, organizada pelos moradores locais.