Vacinas mal acondicionadas são apreendidas

Durante auditoria externa do Ministério da Agricultura no Serviço de Defesa Sanitária Animal no Estado de Sergipe, sob a responsabilidade da Emdagro com enfoque no Programa Nacional de Prevenção e Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), foi constatado que o acondicionamento das vacinas estava fora da temperatura estipulada que é de 2 a 8°C. Essa situação provocou que, imediatamente, através do médico veterinário local, as doses fossem apreendidas e conduzidas à Superintendencia da Agricultura em Sergipe, para que sejam destruídas.

Somente em uma loja foram aprendidas 7.810 doses de vacinas contra febre aftosa que estariam sendo comercializadas nesta campanha, também vacinas contra raiva (480 doses), new castle (9100 doses), brucelose (540 doses), Clostridiose (780 doses) botulismo (380 doses), pneumonia suína (225 doses) e encefalomielite (55 doses) além de vacinas para pequenos animais. Na segunda loja foram apreendidas 500 doses de vacina contra aftosa.

A manutenção da temperatura das vacinas é de fundamental importância para a proteção contra as doenças, a partir do momento que essa temperatura é alterada para mais ou para menos ela perde as propriedades para a imunização e o produtor passa a aplicar no seu rebanho apenas um líquido que não irá proteger o animal que estará exposto às doenças.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais