Chesf eleva vazão de Xingó

Bares da Prainha de Telha costumam ser os mais prejudicados com a vazão/ Foto: Defesa Civil de Sergipe
A Companhia Hidro Elétrico do São Francisco (Chesf) elevou nesta terça-feira, 12, as descargas dos reservatórios de Itaparica e Xingó, para o patamar de 3.500 m³/s, devido à permanência das chuvas na região do submédio São Francisco e à necessidade de controlar os níveis dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica que se encontram com seu armazenamento pleno (100% do volume útil).

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada e que sendo mantidas as condições atuais, o patamar não deverá ser ultrapassado. Segundo o superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin, até esta segunda-feira, 11, o patamar era de 3.000 m³/s. “A perspectiva é de que os 3.500 m³ possam permanecer por toda a semana, já que estamos no final do período úmido do Baixo São Francisco”, explica.

Quanto aos riscos de inundações em áreas ribeirinhas de Sergipe, João Henrique descartou porque mesmo com esse patamar, ainda não se chegou aos 8 mil m³.  “Claro que existem algumas áreas, como o município de Telha em que os bares foram construídos de forma irregular, dentro da calha do rio São Francisco e por isso são afetados em períodos de chuvas”, enfatiza acrescentando que o aumento do patamar se deu por conta das chuvas entre Sobradinho e Itaparica, na Bahia.

 


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais