Fim da lei de imprensa cria problemas – Por Ivan Valença

(Foto: Arquivo)
O vácuo provocado pelo fim da Lei de Imprensa tem criado problemas intransponíveis para a aplicação da Justiça, com danos à liberdade de expressão, aos jornalistas e aos meios de comunicação. A opinião é de juristas especializados no assunto, para os quais a única saída é a edição de uma nova lei de imprensa pelo Congresso, sem os artigos inconstitucionais da versão anterior, derrubada pelo Supremo tribunal Federal.

 

O fim da lei criou uma situação inusitada. Não temos regulamento para temas como o direito de resposta, o sigilo da fonte ou a orientação para fixação dos valores de indenização. O advogado paulista Manuel Alceu Afonso Ferreira questiona: “Onde está o chamado “entulho autoritário”, afinal?”. Para o jurista Miguel Reale Junior o tiro saiu pela culatra: “A pretexto de derrubar uma regra da ditadura e tirar de cena artigos que nem eram aplicados mais, o supremo extinguiu toda a lei, inclusive as partes que regulamentavam as questões importantes, sem que tenhamos nada no lugar”.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais