Segundo o superintendente do Instituto do Meio Ambiente (Ibama), Manoel Rezende, 18 das 22 casas construídas de forma irregular às margens do Rio São Francisco, na cidade de Canindé, já foram autuadas e receberam multa de R$ 5 mil cada uma pela infração. Além delas, a Energisa, responsável pela instalação de 33 postes de energia nessa área irregular, também já apresentou defesa, mas ainda não foi autuada. Postes instalados pela Energisa numa área de construção irregular
De acordo com Rezende, o Ibama cuida do caso na esfera administrativa, enquanto o processo criminal já está sendo desenvolvido pelo Ministério Público. “Já encaminhamos o inquérito ao MP e o que nós pedimos é que essas construções sejam retiradas do local. Acredito que o MP dará um prazo para isso, e, se esse prazo não for cumprido, as casas serão demolidas”, frisa o superintendente.
Para Manoel Rezende, os proprietários das construções deveriam ter verificado junto ao Ibama a possibilidade de se construir as casas naquele local. Além disso, o superintendente afirma que existem outras construções irregulares ao longo do rio, que serão alvo da fiscalização do órgão.
“Não houve a procura pelo Ibama. As pessoas foram construindo as residências na beira do rio de forma indiscriminada. O principal problema é que aquela é uma área não edificante, e se uns construíram suas casas outros farão o mesmo, então o impacto será muito mais violento. Não sabemos, por exemplo, qual o sistema de saneamento utilizado nessas casas”, explica ele. O superintenente do Ibama, Manoel Rezende
Sobre a Energisa, que foi notificada por instalar 33 postes de energia que atendem às 22 casas irregulares, o superintendente afirma que a empresa já apresentou a defesa que está sendo apreciada pela equipe técnica de análise de instrução de processo do Ibama. “A Energisa provavelmente também será autuada e receberá multa”, antecipa Rezende.
Defesa da Energisa
De acordo com a assessoria de comunicação da Energisa, as justificativas preliminares já foram apresentadas numa audiência entre o órgão e o Ibama na semana passada. A justificativa conclusiva, com toda a documentação exigida pelo Ibama, será entregue nesta quarta-feira, 18.
A assessoria da Energisa reforçou, no entanto, que a instalação de postes naquele local atendeu ao Programa ‘Luz para Todos’, cujas determinações são passadas pelo comitê gestor, composto por representantes do Governo Federal e do Governo Estadual, sendo de responsabilidade da Energisa apenas a execução da obra. Sobre a possível autuação e multa, a empresa afirma que vai aguardar o posicionamento do Ibama e deve encaminhar a decisão ao comitê gestor do Programa ‘Luz para Todos’.
Por Helmo Goes e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B