Com apenas dois votos contrários, foi aprovada nesta quarta, 02, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 33/2009), que resgata a exigência de diploma para o exercício do Jornalismo. A PEC é de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, e a matéria agora segue para votação do plenário. PEC é de autoria do senador Valadares
A retomada da exigência de diploma para o jornalista profissional – que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi dispensada em agosto último – foi aprovada com ampla maioria pluripartidária na CCJ. Votaram contra apenas o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), também presidente da CCJ, e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA).
Ressalvando seu respeito às decisões do STF, Valadares fez sua argumentação em prol da proposta, salientando que estava defendendo os interesses dos trabalhadores, como também o são os jornalistas. “A própria Constituição diz em seu artigo 5º, inciso 13, que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”, disse o senador, frisando a citação da “qualificação profissional”.
Valadares também lembrou ser indispensável a necessidade de se preservar o princípio da igualdade. “Se eu sou advogado e físico e tenho que ter diploma para exercer essas profissões, por que não para os jornalistas?” indagou Valadares, antes de encerrar sua fala, na qual citou seu partido, o PSB como também apoiador da matéria, defensor que é de todos os trabalhadores.
Antes da aprovação da PEC, que teve como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi realizada no dia 01 de novembro passado audiência pública na CCJ. Nesta ocasião também a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se francamente favorável à PEC de Valadares. O senador fez ainda várias palestras para alunos e professores de cursos de Comunicação Social de universidades brasileiras e para organizações de defesa de profissionais.
O senador ainda reuniu-se com jornalistas de seu estado de Sergipe e com representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros. Repetiu para todos que “uma nação democrática, como o Brasil, não pode agir contra a igualdade”.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B